01 Dez 2024

Vídeo da Semana: Mary McGee, a pioneira da liberdade

Na década de 50, Mary McGee encontrou o seu sentido de liberdade ao tornar-se a primeira mulher americana a competir em motociclos, numa viagem em que venceria o sexismo e os seus próprios medos, e com a qual abriria caminho para um novo capítulo nos desportos motorizados.

A história não contada da lendária pioneira, também conhecida por Motorcycle Mary, e cuja carreira de piloto se estendeu por trinta anos e viu Mary quebrar as normas de género enquanto dominava várias disciplinas na competição, chega agora ao pequeno ecrã. Nascida no Alasca nas vésperas da Segunda Guerra Mundial, a vida de McGee começa no lugar habitual do receio na época mas, com a orientação do seu irmão mais velho, Jim, vence a sua natureza apreensiva e descobre a arte da coragem e da compostura – uma habilidade que lhe serve para enfrentar a ferocidade na pista.

Seguindo as pisadas do irmão, a sua notável odisseia nas corridas começa no mundo dos automóveis, onde ultrapassa os seus concorrentes masculinos, para mais tarde descobrir a sua maior sensação de liberdade nas provas de motos. Foi, assim, a primeira mulher a correr em motociclos nos Estados Unidos.

Confrontada com o sexismo e com uma tragédia pessoal, Mary persevera, esforçando-se cada vez mais, num trilho que culminou no seu desafio mais arrepiante: tornar-se na primeira pessoa a percorrer a Baja 500 numa moto.

A curta-metragem documental de 22 minutos Motorcycle Mary é realizada por Haley Watson, produzida por Rachel Greenwald e com produção executiva do vencedor de dois Óscares Ben Proudfoot e do sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton.

Três dias apenas após a partida de Mary McGee aos 87 anos de idade para a epopeia eterna, esta é a nossa singela homenagem, na forma da nossa escolha para Vídeo da Semana.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube