Competição • 08 Dez 2013

Competição • 10 Mai 2024
A recordação de uma Lenda: Sir Stirling Moss
Um Serviço de Acção de Graças pela vida e obra de Sir Stirling Moss foi realizado na Abadia de Westminster, na passada Quarta-feira, dia 8 de Maio, com uma congregação de 2100 pessoas reunidas para celebrar a sua vida e recordar as suas conquistas, incluindo as marcantes vitórias históricas em eventos prestigiados como o Grande Prémio do Mónaco, as Mille Miglia e a Targa Florio, que solidificaram o seu estatuto como uma das figuras mais veneradas na história do desporto motorizado.
Foram feitos tributos durante o serviço por Sir Jackie Stewart e Simon Taylor, incluindo também uma leitura pelo filho de Sir Stirling Moss, Stirling Elliot Moss. Leituras adicionais foram feitas pelo Duque de Richmond e Gordon e por Charles Shields, e orações foram proferidas por Derek Bell. No início do serviço, Damon Hill, afilhado do piloto, liderou a procissão com o capacete branco de Sir Stirling, dez British Racing Driving Club Gold Stars (Estrelas de Ouro do British Racing Driving Club) e o troféu do GP do Mónaco de 1961, que permaneceram junto ao Altar-Mor durante o serviço. O troféu do Mónaco de 1961 é, precisamente, considerado a representação de uma das suas mais brilhantes vitórias em Grandes Prémios.
Alguns dos automóveis mais famosos pilotados por Sir Stirling Moss foram também estacionados fora da Abadia, e incluíam: o magistral Mercedes-Benz 300 SLR ‘722’, vencedor das Mille Miglia, um Ferguson P99 Climax, o Ferrari 250 GT SWB ‘2119’, um Cooper T53 ‘Lowline’, um Jaguar XK120 ‘JWK 651’, um O.S.C.A FS372 e ainda um Lotus 18 ‘912’.
O serviço foi uma celebração da sua vida como piloto, amigo, pai, cavalheiro, brincalhão e ícone internacional e deu à comunidade do desporto motorizado e aos fãs a oportunidade de se reunirem para lhe prestar homenagem. Ao longo da sua ilustre carreira, Sir Stirling competiu em diversas disciplinas, deixando um legado duradouro que continua a inspirar gerações de entusiastas do desporto motorizado. Como apogeu de desportivismo e dedicação, Sir Stirling Moss cativou os entusiastas com as suas emocionantes performances na pista e a sua personalidade carismática fora dela.