Maior exposição de sempre da Zagato patente no Panteão de Basileia

Clássicos 02 Dez 2016

Maior exposição de sempre da Zagato patente no Panteão de Basileia

A nova exposição suíça de automóveis desenhados pela Zagato apresenta uma fascinante selecção das melhores criações feitas pela empresa italiana.

 
A maior exposição de carros com carroçaria da Zagato já alguma vez realizada teve início no Panteão de Basileia, um museu Suíço e “Fórum de Antiguidades”, inaugurado em 2008. A exposição Zagato conta com 25 automóveis em exibição na área coberta, devidamente alinhados com grades de partida e prontos a ser admirados. Os modelos mais antigos datam de 1919, o ano em que a ‘carrozzeria’ foi fundada, enquanto que o mais recente é o incrível Aston Martin Virage, construído em 2014 e, desde então, em exibição no evento Chantilly Arts and Ellegance.
 
zagato-exhibition-goes-on-show-in-basel-039-s-pantheon-5500_15261_969x727
 
Os modelos mais familiares com carroçaria Zagato incluíem o Alfa Romeo TZ, ambas as eras de SZ e pré-guerra de 1750, Lancia Appia, Flavia, Fulvia, Flaminia e Beta Spyder, e, claro, vários modelos de Aston Martins ao longo dos anos. Menos conhecidos são os Porsches, incluindo os carros de competição Abarth, o Maserati Biturbo Spyder e outras máquinas italianas, muitas das quais apresentam o típico tecto ‘double-bubble’, característico da empresa Zagato. A Bentley, BMW, Bristol, Ferrari, Fiat, Jaguar, Nissan, Toyota e a Volvo estão entre outros fabricantes de veículos que utilizaram a criativa contribuição da Zagato ao longo dos anos e fazem, por isso, parte da história da empresa.
 
zagato_01
 
A exposição está patente até dia 17 de Abril de 2017, com diferentes automóveis de carroçaria Zagato a chegar e a partir durante esse período de tempo. No final, e culminando com as comemorações do 100º aniversário em 2019, a Zagato planeia realizar uma tour por vários países, que vai “envolver todos os coleccionadores Zagato e, com as suas ajudas, lançará e completará o registo de automóveis com marca da empresa”.
 
Mais informações aqui.
 
Sobre a Zagato
 
A Zagato é uma companhia italiana especializada na construção e desenho de carroçarias de automóveis. A companhia foi criada em 1919 por Ugo Zagato, e está sediada em Rho, na província de Milão. Actualmente é o único carroçador e estúdio de design italiano do sector automóvel que se mantém independente e na posse da família do seu fundador.
 
zagato-02

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube