Porsche 934 RSR Turbo FIA Gr4, de 1976

Mercado 07 Mai 2012

Porsche 934 RSR Turbo FIA Gr4, de 1976

O 934 foi apresentado pela Porsche como a versão oficial de competição do seu modelo 911 Turbo, destinado à competição no Grupo 4, de acordo regras da Federação Internacional do Automobilismo. Homologados para a temporada de corridas de 1976, foram fabricados apenas 31 exemplares do 934 RSR Turbo, tendo a sua grande maioria sido inscritos por equipas privadas numa época reconhecidamente gloriosa para Porsche.

Nestes anos, este fabricante de Estugarda conquista o título do Campeonato Mundial de Construtores em 1976 e 1977, bem como o Mundial de sportscar em 1976, graças às vitórias individuais alcançadas por um enorme grupo de 934s, 935s e 936s em quase todas as corridas no mundo. Em 1979, foi também o 934 de Herbert Müller, inscrito na categoria GT, que ficou em quarto lugar da geral, nas 24 Horas Le Mans – o apogeu da sua carreira – num pódio totalmente Porsche 935, com Klaus Ludwig na primeira posição.
Mas 1979 representou também o final de uma era: foi o último ano em que foi possível conduzir um carro de corrida legalmente pelas ruas. Terminara o tempo em que um particular podia, literalmente, entrar na fábrica da Porsche ou do concessionário local, comprar um 934, levá-lo para uma corrida, terminar e conduzi-lo de volta para casa. E o Porsche 934 foi o último carro de corrida totalmente legal de conduzir no dia-a-dia, equipado com o seu motor turbo comprimido, de 6 cilindros opostos SOHC de ingenção, refrigerado a ar, 2993c.c. e a debitar 485 cv, suspensão independente às quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores Bilstein, e quatro jantes de aperto central tipo “917” com travões de disco ventilados.

Um modelo raro

Este 934 em particular, com número de chassis 930 670 0540 foi o último de apenas 31 exemplares a deixar a fábrica em 1976. Se estes modelos específicos, fabricados apenas durante um ano, já constituíam uma raridade na sua época, nos dias de hoje ainda são mais difíceis de encontrar, sobretudo nas condições de originalidade em que este exemplar se encontra. Será provavelmente último 934 totalmente completamente original, tendo permanecido tal como foi entregue pela fábrica, sem ter sofrido qualquer modificação ou restauro, exibindo ainda a sua pintura original em “Continental Orange” com o interior preto.
Por serem carros muito utilizados em provas de competição, a maioria dos 934 sofreram bastante com as sucessivas “escaramuças” em pista. Por alguns terem sido dados como perdidos, a Porsche apressou-se a produzir, em 1977, mais dez exemplares “934.5”, de modo a fornecer às novas equipas e clientes uma forma de se manterem em competição. Os exemplares de 1976 que sobreviveram às primeiras temporadas de corridas foram grandemente atualizados nos anos seguintes. Muitos foram equipados com depósitos de combustível maiores e estruturas frontais tubulares, onde encaixavam frentes e guarda-lamas em fibra de vidro. Estas alterações tiveram como consequência a remoção, não só da chapa rebitada com o número de chassis, como também das peças metálicas, junto ao depósito onde se encontravam gravados os mesmos números, desaparecendo assim os únicos meios visuais de confirmar a identidade e proveniencia do carro. Claro que na altura, tudo isso era considerado necessário à melhoria da performance das equipas, não havendo obviamente qualquer precupação em preservar a identidade do carro, tendo em vista as gerações futuras. Não foi no entanto o caso deste 934. A sua história única, uso limitado e tratamento especial garantem a sua identidade, sem margem para dúvidas: foi encomendado novo por Wolfgang Kauwertz, um piloto privado alemão, que correu com o carro na temporada de 1976, bem como em provas por toda a Europa entre 1977 e 1979, data após a qual foi guardado, primeiro na Alemanha e depois na Áustria. Em 1991, este 934 RSR Turbo foi vendido a um consórcio privado de colecionadores japoneses, na posse dos quais permaneceu até final do ano passado.

Bom demais para correr de novo

Tendo sido adquirido com o intuito de participar em provas históricas, cedo o seu novo proprietário se apercebeu da rara originalidade do carro, pelo que decidiu suspender a sua intenção de o submeter aos rigores da pista. Após a chegada à sua nova “casa” nos Estados Unidos, e com apenas 16 133 km originais, o carro foi enviado para revisão no conceituado especialista Wayne Baker em San Diego, onde foi realizado um completo exame ao motor, que confirmou a sua originalidade. Foram realizados não só testes de compressão, como o motor e a caixa de velocidades foram removidos e novamente montados, depois de uma cuidadosa limpeza, tendo sido substituídos todos os vedantes e componentes de borracha. Foram substituídos os tubos de passagem de óleo e gasolina, tendo permutador de calor da bomba de água foi também sido reconstruído.
Como um verdadeiro puro-sangue “matching numbers” e encontrando-se incrivelmente preservado, sobretudo tratando-se de um carro de corrida, este Porsche 934 RSR Turbo FIA Gr4, de 1976, vai ser levado a leilão pela RM Auctions, nos próximos dias 11 e 12 de Maio, no Fórum Grimaldi, em Monte Carlo, prevendo a leiloeira que sejam atingidos valores de venda entre os 450 e os 600 mil Euros.
Mais informações em www.rmauctions.com

Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: RM Auctions

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube