Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal reunido em convívio de Natal

Clássicos 02 Jan 2016

Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal reunido em convívio de Natal

Mercado Municipal (Redondo, 12 de Dezembro, 09:00) – estas foram as coordenadas de chegada para as R4 inscritas no “Passeio de Natal do Núcleo Alentejo do 4.Clube.Portugal, por Terras de Redondo em R4”, mais uma etapa dos “Eat-inerários Slow” pelo Alentejo, em parceria com o Slow Food Alentejo.
 
Os convivas percorreram demoradamente o Mercado Municipal de Redondo, onde tomaram contacto com alguns produtores locais e suas produções (e.g. hortícolas, doçaria, vinho, olaria), contribuíram para a economia local (várias compras) e tiveram tempo para um breve mata-bicho colectivo… Seguidamente, a caR4vana dirigiu-se para o centro da vila e visitou dois resistentes e emblemáticos estabelecimentos de comércio tradicional, onde contribuiu, de novo, para a economia local (várias compras); seguiu-se uma genuína olaria tradicional, onde, entre explicações e compras, foi possível “pôr as mãos no barro” (parabéns ao ousado Georges Lamberto), visita ao esclarecedor Museu do Barro, entrega de donativos à delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa e, a terminar a manhã, breve incursão pelo Castelo de Redondo (e.g. Porta da Ravessa e as suas “vara” e “meia-vara”; olaria tradicional; recantos).
 
Chegada a hora do repasto, a caR4vana dirigiu-se para a Aldeia da Serra, para prolongado e sápido almoço em torno de sabores bem alentejanos, mas pouco conhecidos (e.g. migas gatas), com animado convívio, algumas conversas – o Ano Internacional do Solo (a importância do solo; barro e olaria); a Declaração Universal dos Direitos Humanos (10 de Dezembro) e o seu artigo 25.º, que refere o direito de todos à alimentação; o Dia Internacional das Montanhas (11 de Dezembro; a Serra d’ Ossa); o Terra Madre Day da Slow Food (alimentos locais, bons, limpos e justos); a produção e a economia locais (comércio tradicional) – e a projecção da curta-metragem “Vermiglio” (estreia perante a comunidade R4 nacional, graças a Giordano Torregianni, um dos seus realizadores).
 
Com a tarde bem avançada, a caR4vana regressou à estrada para visitar a interessante Anta da Candeeira (e o seu “buraco da alma”) e o deslumbrante Hotel Convento de São Paulo, cuja visita guiada permitiu conhecer um pouco do seu imenso património, tendo o encontro terminado por volta das 18:00, com votos de Boas Festas e de um deslumbR4nte 2016!
 
Texto: Victor Lamberto
Imagens: J. Santos, J.S. Santos, L. Borrecho, M. Ribeiro & V. Lamberto

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube