Porsche 911 GT3 RS: o veículo de competição para circuitos e para o dia-a-dia

Modernos 03 Mar 2015

Porsche 911 GT3 RS: o veículo de competição para circuitos e para o dia-a-dia

Com o novo 911 GT3 RS, a Porsche quebra, mais uma vez, a barreira entre os modelos desportivos e os modelos de competição. Está equipado com o máximo de equipamento possível com tecnologia de competição para que um 911 possa continuar a circular nas vias públicas e seja utilizável no dia-a-dia.
 
As extensas modificações no sistema de transmissão, na aerodinâmica e na performance do design, foram ainda mais além do que no 911 GT3. Com uma volta de 7 minutos e 20 segundos ao famoso Circuito de Nürburgring, o novo 911 GT3 RS melhora a marca histórica que o superdesportivo Carrera GT alcançou de 7 minutos e 29 segundos.
 
Mais uma vez, este registo qualifica a elevada performance como uma referência no seu segmento – logo desde o seu lançamento. O 911 GT3 RS faz a sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2015.
 
A experiência em competição automóvel é a razão para este desempenho superior. O 911 GT3 RS possui um motor de 4,0 litros com seis cilindros capaz de debitar 500 CV (368 kW) de potência e 480 Nm de binário, combinado com uma transmissão PDK especialmente desenvolvida. O motor, que possui a maior cubicagem e a potência mais elevada do que qualquer outro modelo da família 911 com motor aspirado com injecção directa, acelera dos zero aos 100 km/h em 3,3 segundos e até aos 200 km/h em 10,9 segundos. O consumo NEDC combinado é de 12,7 l/100 km.
 
Funções como desembraiar através do “paddle neutral” – comparável ao pressionar a embraiagem com uma caixa manual convencional – e o limitador de velocidade nas boxes com o botão “Pit Speed” foram personalizados para utilização em competição.
 
Estas funções possibilitam que os pilotos tenham mais liberdade na condução, enquanto também lhes facultam mais assistência quando conduzem num circuito de competição. O 911 GT3 RS é uma obra-prima da construção de peso reduzido. Pela primeira vez, o tejadilho é construído em magnésio; a fibra de carbono é utilizada nos compartimentos do motor e na bagageira, enquanto outros componentes extremamente leves são fabricados em materiais alternativos. Este facto faz com que o RS seja cerca de 10 quilos mais leve do que o 911 GT3. Para além disso, o tejadilho, sendo mais leve, baixa o centro de gravidade, melhorando o comportamento dinâmico. A carroçaria tem por base o 911 Turbo e eleva o seu estatuto para muito próximo de um automóvel de competição, a que acrescenta os apêndices aerodinâmicos específicos RS. O spoiler dianteiro, que quase toca no chão, e a enorme asa traseira, reforçam a imagem avassaladora.
 
Uma grande reentrância de 30 centímetros estende-se ao centro através do capot em fibra de carbono e do tejadilho em magnésio. Esta característica é um pormenor de estilo referente à reentrância que os antigos modelos 911 possuíam ainda quando os motores eram arrefecidos a ar, e hoje identifica dois dos maiores componentes de peso reduzido no 911 GT3 RS. Outra característica são as originais saídas de ar das cavas das rodas dianteiras que se estendem para a parte superior – assim como nos modelos de competição. Isto aumenta a força descendente no eixo dianteiro.
 
O chassis do 911 GT3 RS foi afinado para o máximo prazer de condução e precisão. O eixo traseiro directional e o Porsche Torque Vectoring Plus com variação total do diferencial autoblocante traseiro, melhoram a agilidade e a dinâmica, e as vias dianteira e traseira maiores permitem uma ainda maior estabilidade face ao 911 GT3. Para além disso, o 911 GT3 RS possui, de série, os pneus mais largos que qualquer modelo 911. O resultado: mais agilidade nas curvas e ainda mais velocidade de
passagem em curva.
 
O design interior do 911 GT3 RS, com elementos em Alcântara, tem por base o do actual 911 GT3. As bacquets são uma novidade e têm por base as do 918 Spyder. Outros equipamentos de série são o Pacote Club Sport com um roll bar aparafusado atrás dos bancos dianteiros, a preparação para um interruptor de bateria, os cintos de segurança de seis pontos para o condutor e extintor com suporte. O opcional Pacote Sport Chrono, que inclui – em adição às medições de tempo que possui – a aplicação para smartphone Porsche Track Precision. A App Porsche Track Precision pode ser utilizada para medir automaticamente as voltas via GPS e para registar dados no smartphone de diversos parâmetros de condução tais como a velocidade do veículo, a aceleração lateral e a aceleração e a desaceleração no sentido da marcha.
 
A App efectua a gestão destes dados e permite que o proprietário os partilhe e os compare com outros condutores. O 911 GT3 RS tem a chegada agendada para Maio de 2015, mas já pode ser encomendado. Em Portugal, o preço será de 229.654 euros com impostos incluídos à data de hoje.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube