O sucesso da sexta edição do Estoril Classics

Eventos 11 Out 2022

O sucesso da sexta edição do Estoril Classics

A sexta edição do Estoril Classics terminou este Domingo sob a égide de grandes corridas que agarraram o público que se dirigiu até ao Autódromo do Estoril até à bandeira axadrezada da última corrida.

Mais uma vez o Classic GP Portugal Sotheby’s Realty ofereceu um extraordinário espetáculo ao vasto público que encheu as bancadas do Autódromo do Estoril, num dia em que se assistiu à segunda corrida de carros de Fórmula 1 do evento, que entusiasmaram todos os presentes.

Nick Padmore, num Lotus 87B Ford Cosworth DFV, depois da vitória de Sábado, era o grande favorito ao triunfo na prova do último dia, uma vez que arrancava da pole-position, mas aguardava-se com grande antecipação o que poderia fazer Martin O’Connell, ao volante de um Williams FW07C Ford Cosworth DFV, que alinhava na décima sétima posição da grelha de partida, mas era um dos mais rápidos em pista.



Padmore assumiu a liderança no arranque, ao passo que O’Connell lançou-se numa recuperação fulgurante que o viu alcançar a segunda posição em apenas três voltas, e a cinco segundos do Lotus 87B.


No entanto, o piloto do Williams FW07C imprimiu um andamento diabólico, ganhando consistentemente tempo ao seu adversário, o que deixou o público em suspense quanto à possibilidade de assistir a um duelo pela vitória. Os dois contendores chegaram a estar separados por apenas três segundos, mas Padmore aumentou o ritmo, levando o seu Lotus até ao triunfo, frente ao Williams de O’Connell, que ficou com a volta mais rápida da prova.

No terceiro posto ficou o Lotus 91 de Steve Brooks que conseguiu terminar a corrida desta tarde, apesar de alguns problemas de caixa de velocidades.

Marc Devis, num Lotus 77 Ford Cosworth DFV, esteve envolvido numa luta intensa com o Ligier JS11/15 Ford Cosworth DFV de Mr. John Of B e o Surtees T59 Ford Cosworth DFV de Ewen Sergison, o que ajudou a animar os adeptos presentes nas bancadas ao longo de toda a prova. No final cruzou a linha da meta na sexta posição, triunfando na classe A – reservada a modelos construídos até ao final de 1979 e sem efeito de solo ou fundo plano.

Os três primeiros estavam após a corrida satisfeitos com o resultado e, especialmente, com o evento. “Andei num ritmo maluco. O Martin estava muito rápido e foi muito difícil manter a distância. Quero agradecer à minha equipa, que fez um trabalho fantástico e ao público, que é muito entusiasta”, afirmou Padmore.



O’Connell admite que a sua expectativa para vencer era baixa, mas mostrou-se satisfeito com a sua prova, enfatizando o evento. “Arrancar da última posição é difícil, mas também não tinha nada a perder. Dei o máximo e estou muito satisfeito com a minha prova, foi uma grande corrida e o Nick também esteve muito forte. Este circuito é fabuloso e o evento fantástico. Para o ano vou voltar”, garantiu o piloto do Williams FW07C.

Brooks afinava pelo mesmo diapasão, sublinhando a qualidade do Estoril Classics. “Que grande fim-de-semana… Tive problemas de caixa de velocidades, mas consegui acabar, e no pódio. Este evento é fabuloso e em 2024 voltarei a estar aqui”, sublinhou o piloto do Lotus 91.


As corridas que também deliciaram o público

Ainda antes da Fórmula 1, o dia começou com o ronco de vinte e um ‘flat-six’ da Porsche, que realizaram a corrida da 2.0 Litre Cup.

Ao longo de duas horas prova, os motores dos 911 ecoaram pelo Autódromo do Estoril, animando o público já presente com vistosos ‘power slides’ enquanto os seus pilotos os tentavam domar. Andrew Smith/Oliver Bryant foram os mais fortes, mas foram perseguidos de perto por Matthew Holme, que ficou no segundo lugar a doze segundos dos vencedores.

De automóveis dos anos sessenta, o muito público já presente no mais antigo circuito permanente português pôde assistir a um salto no tempo para acompanhar a prova das máquinas mais recentes presentes no Estoril Classics – a Endurance Racing Legends.


Christian Glasel, no seu MG-Lola EX257 ex-Team Dyson arrancou da pole-position, mas algumas questões técnicas atrasaram-no decisivamente, ficando fora de contenção pela vitória. O triunfo acabaria por sorrir a Mike Newton, também ele num MG-Lola EX257.

Os protótipos e GT do final dos anos 1990 e início do presente século deram lugar àquela que é, provavelmente, a mais valiosa grelha de partida de todo o evento, a do The Greatest’s Trophy.

O Ferrari 250 GT SWB e o Jaguar Type D são duas referências neste campo, avaliados juntos em mais de trinta milhões de euros. No entanto, foi o imponente Bizarrini 5300 GT de Christian Schoedel a conquistar a vitória frente ao eficaz Porsche 904/6 de Yves Vogele.


O Heritage Touring Cup viveu sob o signo dos Capri RS3100. Os automóveis da marca americana preparados na Alemanha não deram qualquer possibilidade aos seus antagonistas, tendo monopolizado as posições do pódio.

Os espectaculares automóveis de Turismo que marcaram as pistas dos anos 1960 aos 1980 fizeram as delícias de todos os que se deslocaram a Autódromo do Estoril, tendo Maxime Guenat estado um passo à frente da concorrência, o que lhe permitiu subir ao degrau mais alto do pódio na companhia de Emile Breittmayer e Armand Mille.

O Lola T70 é um modelo que tem um currículo invejável, com triunfos nos mais aclamados palcos mundiais, entre os quais Vila Real, e este ano voltou a impor-se em Portugal ao vencer no Classic Endurance Racing 1 do Estoril Classics, a prova que se seguiu no programa de Domingo.

Armand Mille levou de vencida a corrida de uma hora, batendo Emmanuel Brigand e Rolf Sigrist, ambos em Chevron B19 e que não ficaram muito longe do impressionante Lola.


O Estoril Classics encerrou com a prova da Iberian Historic Endurance, a maior competição de automóveis clássicos da Península Ibérica, que manteve o público até ao fim do grande evento motorizado deste fim-de-semana.

Após a qualificação de ontem, durante a qual a dupla Lars Rolner / Patrick Simon fizeram prevalecer a sua maior experiência sobre a concorrência, hoje o Porsche 911 3.0 RS com as cores da Martini Racing voltou a repetir esse domínio, terminando à frente do Lotus Elan 26R do duo Carlos Barbot/Pedro Matos e do Porsche 911 3.0 RS de Bruno Duarte/Filipe Jesus.

Com um evento em que se esgotou todos os bilhetes, houve mais público que nunca, tanto no paddock como nas bancadas. A expectativas viram-se agora para a edição de 2023, esperando-se que possa ser ainda melhor que a deste ano.

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube