Museu do Caramulo inaugura exposição

LifeStyle 31 Mar 2022

Museu do Caramulo inaugura exposição “The Colour of Motorsport”

O Museu do Caramulo vai abrir ao público, Sexta-feira, dia 1 de Abril, a exposição temporária “The Colour of Motorsport”, uma retrospectiva do trabalho do designer gráfico e artista Ricardo Santos, nos últimos 20 anos. A exposição conta com 70 peças, umas das quais feita propositadamente para a mostra, e ainda com dois automóveis, o icónico Lancia 037 de 1982 e o Reynard 903 de 1990, de Michael Schumacher, criando assim uma ligação entre as obras de arte e a competição automóvel nas vertentes de Fórmula 1 e Rali.

Ricardo Santos entusiasma-se desde muito cedo pelo automóvel e pelas suas formas. Uma paixão que foi aprofundada em desenhos esquissados nos cadernos da escola usando a ferramenta disponível do momento, uma fiel Bic.

Esta paixão foi crescendo, quer fosse pelas passagens dos brutais automóveis de Grupo B no Rally de Portugal, ou pelas revistas automóveis que lia avidamente em casa, na sua Parede de sempre. Um amor que lhe trouxe a ambição de ser um dia designer, fosse automóvel ou gráfico.


Ao falar do trabalho de Ricardo Santos é difícil separar o Designer Gráfico do Artista. Em cada linha encontramos uma inspiração na história do design gráfico. Seja na simplicidade dos seus desenhos que lembram estilos incontornáveis como o minimalismo cromático da Plakatstil ou as experimentações gráficas da Bauhaus.

O seu caminho enquanto designer leva-o para a área editorial e é nessa descoberta que aprofunda o domínio das técnicas digitais, da compreensão do espaço e da mancha gráfica.

Neste caminho aprofunda experimentações no campo visual, a lembrar o construtivismo soviético, onde aprende a dominar a perspectiva, essencial na diferenciação do seu trabalho e na forma como mostra velocidade na permanência.

O seu trabalho começa sempre em papel, seguindo depois temáticas, nem sempre claras e totalmente objectivas, abraçando antes uma lógica mais emocional e poderosa. Uma escolha da Memória, mais sensorial, vivida nas linhas, nas cores e sons que mais o impressionam desde sempre. Esta escolha pelos seus carros-paixão evidenciam uma tendência eclética centrada, não numa temática específica, mas no seu amor pelo desporto motorizado. Um amor que toma forma na frase definitiva “The Colour of Motorsport” e que define o teor desta exposição.

Com uma linguagem única e um conhecimento quase enciclopédico, Ricardo Santos explora a História do Desporto Automóvel trazendo-lhe uma roupagem nova, graficamente estimulante, carregada de uma velocidade impetuosa capaz de nos impressionar ao primeiro olhar. É esta fusão de paixão com talento que catapultou este designer português para o palco internacional, culminando em colaborações com as grandes marcas, provas e publicações automóveis do mundo tais como a Pagani, a Red Bull F1, a Racer ou Top Gear.

Patente no Museu do Caramulo até 3 de Julho de 2022, a exposição “The Colour of Motorsport” conta com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, da BÁ Studio, da Speedflag, do Automóvel Club de Portugal e do Banco BPI | Fundação la Caixa.

Classificados

Deixe um comentário

Please Login to comment

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube