Um dos primeiros fracassos do Don Juan

Clássicos 12 Set 2022

Um dos primeiros fracassos do Don Juan

Por Barros Correia

Em 1980, tinha 20 anos, e frequentava a Faculdade de Letras da UP e em paralelo desenvolvia uma actividade profissional que me permitia ter uns, escassos, trocados na carteira. Vendi a motorizada e comprei o meu primeiro automóvel usado a um tio.

Era um Renault 8TS de 1972 com quatro ópticas redondas na frente, duas delas de longo alcance, da marca Cibié, um carburador duplo, jantes especiais de liga leve Cosmic, volante desportivo forrado a pele Momo, um rádio Clarion, cor branco-sujo, e um conta-rotações no painel de instrumentos revestido com uma imitação de madeira. Pode ser descrito como uma máquina para um jovem.

Eu e uma amiga combinamos ir ao cinema, numa sexta-feira ou num sábado. Durante a tarde com o automóvel lavado por dentro e por fora, tapetes sacudidos, e casaco novo vestido estava pronto. Jantamos numa das cantinas da Universidade e arrancamos.


Estacionei o automóvel na Pr. Dª. Filipa de Lencastre, na zona onde paravam as viaturas que vinham de Vila Real, e fomos ao Lumière. Depois se calhar passaríamos para o Sincelo para mais um café ou um gelado. Já não me lembro qual era o filme, se calhar por ter ficado traumatizado com o que sucedeu a seguir.

Regressados do cinema, ao chegar ao automóvel, reparo que estava coberto de excrementos das pombas que pernoitavam nas árvores onde tinha estacionados o meu veículo. Pensei “não há problema porque o reservatório da água está cheio e dá para lavar o para-brisas”. De seguida, apercebi-me que os puxadores das portas, bonitos e cromados, não se viam porque também estavam pintados pelas aves. Usei o lenço da mão para entrarmos no carro.

E assim o cavalheiro precoce foi levar a amiga a casa, e a seguir foi dormir todo zangado com as pombas.

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
José Rubens Domiciano de Paula Recent comment authors
José Rubens Domiciano de Paula
Membro
José Rubens Domiciano de Paula

Malditos pombos…rsrsrs

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube