Protótipo do Dia: Porsche Tapiro

Clássicos 27 Fev 2026

Protótipo do Dia: Porsche Tapiro

Em 1970 a Italdesign apresenta no Salão de Turim o protótipo Porsche Tapiro, também conhecido por Volkswagen-Porsche Tapiro, desenhado por Giorgetto Giugiaro, seguindo as linhas da “moda” da época, em cunha, muito semelhante ao De Tomaso Mangusta, principalmente no que toca à abertura do capot, também em “asa de gaivota” tal como as portas de acesso ao interior. Este foi o quarto protótipo elaborado pela Italdesign e o primeiro com desenho em cunha de Giugiaro.

A base da produção deste protótipo proveio de um Porsche 914/6, também ele conhecido por vezes por Volkswagen-Porsche 914, equipado com um motor de seis cilindros boxer, de 2,4L de cilindrada e arrefecido a ar, capaz de produzir 217cv às 7800rpm. O motor está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, sendo capaz de alcançar os 245km/h de velocidade máxima.

Este protótipo era totalmente funcional e apenas um exemplar foi construído, sendo levado a vários outros salões além do de Turim. Por poder circular na via pública, a Italdesign vendeu o Tapiro em 1972 a um industrial espanhol, que o utilizou como seu automóvel diário. Infelizmente, a certa altura nos anos 80 houve um incendio que destruiu quase na totalidade o automóvel, não sendo conhecidas as causas exactas.

A carroçaria queimada foi adquirida novamente pela Italdesign quase duas décadas depois e está em exposição no Giugiaro Museum tal como foi encontrado.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube