Bocar XP-6, o último modelo da pequena marca americana

Clássicos 10 Abr 2025

Bocar XP-6, o último modelo da pequena marca americana

A década de 50 e de 60 foi pródiga no que ao aparecimento de pequenos fabricantes de automóveis para competição diz respeito, nomeadamente na categoria de Sport. Tal como aconteceu no nosso país, os EUA não foram excepção com muitos automóveis produzidos para dar resposta aos leves desportivos europeus.

A forma mais eficaz de produzir um desportivo para competição, era juntar o conceito de um veículo leve com os motores V8 americanos, nascendo assim automóveis bastante rápidos. Bob Carnes foi precisamente um dos primeiros a construir o seu próprio desportivo. Em 1958, iniciou o processo com o modelo Bocar XP-1 e criou a empresa Bocar, com as iniciais dos seus nomes BOb CARnes. Bob, de Denver, do Colorado, já tinha experiência na competição, pois tinha corrido com o seu Porsche 550 Spyder e com o Jaguar XK120, sendo que este último recebeu um motor Cadillac V8.

As experiências correram bem e Bob construiu o XP-5 em 1959. Este modelo já estava pronto para o mercado pois foi o conjugar de todos os desenvolvimentos efectuados nos modelos anteriores. O chassis tubular foi construído em aço, coberto com uma carroçaria de fibra de vidro, sendo este um facto impressionante para uma empresa pequena como a Bocar na década de 50. O XP-5 tinha apenas 830mm de altura, com uma para-brisas de 101mm. A suspensão era herdada dos modelos da Volkswagen, jantes de raios da Jaguar e travões de tambor Girling.

Bob ainda construiu o XP-6 e encontrava-se em desenvolvimento do modelo XP-7 quando a fábrica foi atingida por um grande incêndio em 1961, que resultou na destruição de todos os moldes e ferramentas. Consequentemente, a empresa cessou a sua actividade, pois não havia recursos para voltar a retomar a produção.

Hoje em dia, encontrar um modelo Bocar é bastante difícil, pois foram raros os que sobreviveram até aos nossos dias, dos cerca de 40 produzidos na época.

No artigo de hoje encontramos um raro Bocar XP-6 de 1959 com o chassis número 0004, que nasceu como XP-5 mas seria modificado, posteriormente, pela própria Bocar para o modelo XP-6, que tinha uma distância entre eixos maior. Tem também outro facto curioso, uma vez que é o único Bocar conhecido equipado com o motor V8 Ford 289 Hi-Po, de 4,7L de cilindrada, acoplado a uma caixa Borg-Warner T10 de quatro velocidades manuais. No que toca à sua mecânica, tem ainda um colector de admissão Offenhauser. A cor, Rangoon Red, é também proveniente da Ford.

Na sua época dourada, este Bocar XP-6 foi encomendado e utilizado pelo concessionário Ford Garnsey & Wheeler Ford of Greely para a sua promoção e de outros concessionários, assim como para competir em provas do SCCA. Esteve 43 anos fora dos olhares dos entusiastas, até ser descoberto em 2015, onde recebeu um restauro mecânico, deixando o restante tal como se encontrava.

Foi levado a leilão, num evento organizado pela RM Sotheby’s em Monterey nos passados dias 15 a 17 de Agosto de 2024, sendo vendido por 98 mil dólares, cerca de 90 mil euros.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube