O Honda Civic Si completamente original que vale uma pequena fortuna

Clássicos 07 Abr 2025

O Honda Civic Si completamente original que vale uma pequena fortuna

O Honda Civic é um dos automóveis mais reconhecidos da marca nipónica, estando em produção desde Julho de 1972. Inicialmente conhecido pelos seus bons consumos e espaço interior muito bem aproveitado, começou a ganhar mais notoriedade com as versões desportivas das gerações mais recentes. Actualmente na sua 11º geração, o Civic é um dos automóveis mais vendidos à escala global, com mais de 28 milhões de unidades produzidas desde 1972.

A quarta geração foi lançada em Setembro de 1987, sendo conhecida pela sua designação interna de EF, e estava disponível nas carroçarias de três portas, na berlina de quatro portas e na carrinha familiar de cinco portas, esta última conhecida por Civic Shuttle. Esta geração, que se manteve em produção até 1991, estava equipada com suspensão de triângulos sobrepostos na frente, assim como suspensão independente na traseira.

No mercado norte-americano o Civic EF só estava disponível com motores de injecção, ao contrário de outros mercados, como o europeu, onde ainda se venderam Civic EF com motores a carburador, o famosos Dual Carb.

Ainda no mercado americano, a versão mais desportiva era o Civic Si, lançada em 1989, e que apenas estava disponível na carroçaria de três portas. A nível mecânico estava equipado com o motor de quatro cilindros em linha D16A6, com 1,6L de cilindrada, uma árvore de cames à cabeça e 16 válvulas, produzindo 110cv de potência e 135Nm de binário. O motor estava acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, com relações mais curtas. De série no Si encontrávamos o tecto de abrir, conta-rotações, interior melhorados com bancos mais desportivos, pára-choques à cor da carroçaria, relógio, escape de maior diâmetro, barras estabilizadoras na frente e traseira e jantes de ferro de 14”.

Hoje concentramo-nos sobre um Honda Civic Si de 1991 completamente original e nunca restaurado, sendo por isso um fenómeno raro por aquelas bandas. Apesar do seu estado geral de conservação e com apenas dois proprietários, o tempo fez alguns estragos, como a pintura original Rio Red algo desgastada, e tendo percorrido ainda bastante quilómetros – cerca de 310.000km.

Apesar disso, foi vendido através de um leilão da plataforma Cars & Bids no passado dia 31 de Março por 12.100 dólares, cerca de 11 mil euros, sem dúvida uma pequena fortuna por este automóvel. Antes de ser vendido, foi ainda utilizado para fazer um vídeo por Doug DeMuro.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube