Fiat Panda 4x4 de Gianni Agnelli vai a leilão

Clássicos 01 Abr 2025

Fiat Panda 4×4 de Gianni Agnelli vai a leilão

Giovanni Agnelli, mais conhecido por Gianni Agnelli ou como L’Avvocato, foi um industrial italiano e um dos homens mais ricos da história moderna do país, mais conhecido pelo seu caminho na FIAT. Tornou-se presidente da marca italiana em 1966, abrindo fábricas nos mais variados locais do mundo e dando início também a várias alianças com outras marcas, assinalando desta forma o início de uma nova mentalidade industrial.

Agnelli tinha um estilo muito próprio, que influenciava a própria moda masculina italiana, mas também tinha um gosto peculiar sobre os seus automóveis, tendo sempre versões únicas dos mesmos, ainda que, existam algumas excepções, como é o caso do Panda 4×4.

O FIAT Panda é um automóvel seminal no seio da FIAT, tendo sido desenhado por Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani na Italdesign e apresentado em 1980 no Salão de Genebra, com o objectivo de ser um automóvel barato, tanto na hora da aquisição como na sua manutenção, sempre com a simplicidade em mente. A produção da primeira geração durou até 2003, com quase 4,5 milhões de unidades construídas.

Em Junho de 1983 é lançado o Panda 4×4 equipado com um motor de 965cc de cilindrada e 48cv derivado do Autobianchi A112, marcando a história por ser o primeiro pequeno automóvel com motor transversal colocado na frente e com tracção integral. O sistema foi desenvolvido pela austríaca Steyr-Puch e era manualmente seleccionável por meio de uma alavanca. Em 1986 aparece a primeira actualização do modelo, conhecido internamente por 141A, e o Panda 4×4 passa a ser equipado com o motor FIRE de 999cc e 50cv.

Presente neste artigo está o FIAT Panda 4×4, adquirido novo por Gianni Agnelli em Fevereiro de 1986 para ser utilizado nas suas férias em St. Moritz no Inverno. Agnelli manteve o seu Panda até falecer, sendo vendido apenas em 2001.

Foi submetido a um profundo restauro, para o trazer de novo ao estado em que se encontrava quando Agnelli o adquiriu. No próximo dia 20 de Abril irá a leilão, através da plataforma RM Sotheby’s, com um valor estimado de venda entre os 20 e os 40 mil euros.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube