Macofrei apadrinha Honda NR750 do Museu do Caramulo

Clássicos 25 Mar 2025

Macofrei apadrinha Honda NR750 do Museu do Caramulo

A Macofrei renovou o apadrinhamento da Honda NR750 (1992) do Museu do Caramulo. Verdadeiro culminar de uma série de desenvolvimentos da marca nipónica, a Honda NR750 de 1992 resultou numa ampla montra tecnológica. Com carenagem em fibra de carbono, pára-brisas em titânio e um motor em V arrefecido a líquido, a grande inovação residia nos pistões ovais, cada um com oito válvulas, e num complexo sistema de injecção de gasolina. O segredo do motor da RC40 estava na rápida abertura e fecho das válvulas, permitindo alcançar uma potência máxima de 125cv, tudo num conjunto que pesava apenas 223 kg.

No entanto, esta aposta da Honda foi um dos seus poucos insucessos, seguramente pelo seu preço de venda. Quando foi apresentada, a NR750 (RC40) custava, em Inglaterra, 38.000 libras, quando uma potente moto rondava as 6000 libras. Pelas suas notáveis e raras especificações, este modelo é hoje um objecto de culto muito raro, que se encontra praticamente só em museus. A Honda NR750 (RC40) foi doada ao Museu do Caramulo por Manuel Correia de Freitas e Isaltina de Oliveira Junior em nome do filho Ilídio.

Sobre a Macofrei

A Macofrei está no mercado há mais de meio século e conta com uma vasta experiência no desenvolvimento e produção de perfis estruturais de aço enformados a frio, utilizados na construção de edifícios. A empresa de Oliveira de Azeméis também desenvolve e fabrica caleiras para drenagem de águas pluviais em edifícios habitacionais e industriais.

Lançado em 2012, o Programa de Apadrinhamento do Museu do Caramulo visa criar uma associação mais directa entre as empresas ou particulares com os veículos da colecção permanente do museu, resultando em apoios orientados para a sua conservação e manutenção durante o período de um ano.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube