Clássicos • 17 Fev 2025

Clássicos • 12 Mar 2025
Devin C, o primeiro automóvel turbo a competir em Pikes Peak
A Devin Enterprises foi fundada por Bill Devin e esteve em actividade entre 1955 e 1965, focando-se, principalmente, na produção de pequenos automóveis desportivos de baixo peso, com carroçarias de fibra de vidro, e eram vendidos em kit ou já completos.
Em 1959 foi lançado o Devin C, com a mesma carroçaria do Devin D, mas com um chassis modificado, de forma a acomodar o novo motor de seis cilindros opostos e arrefecido a ar Turbo-Air 6 da Chevrolet, (o mesmo utilizado no modelo Corvair), assim como a respectiva caixa de quatro velocidades. No total, terão sido produzidos 25 Devin C entre 1959 e 1965, quando a produção foi suspensa.
O motor do Devin C tem 2,4L de cilindrada e desenvolve uma potência de 80cv às 4400rpm e um binário de 174Nm às 2300rpm, para um peso de apenas 626kg. Posteriormente, a Chevrolet aumentou a potência dos motores do Corvair, para 90 e 102cv, com este incremento a reflectir-se também nos Devin C.
Em Abril de 1962 a Chevrolet lança o motor Spyder Turbocharged, equipado com um turbocompressor, elevando a potência para uns mais interessantes 150cv. Um desses motores, ainda em forma de protótipo, foi enviado para a Devin Enterprises para ser equipado num Devin C.
Este protótipo havia sido utilizado para apresentação no Salão Internacional de Nova Iorque de 1962, sendo, posteriormente, equipado com o motor turbo. Foi adquirido por Pete Woods que o levou ao Pikes Peak International Hill Climb, logo em 1962, terminando na sétima posição, mas fica na história por ser o primeiro automóvel equipado com turbo a competir na histórica prova de montanha.
Esse mesmo automóvel é o Devin C que encontramos hoje no presente artigo, um dos mais significantes exemplares da história da marca, com o chassis DC1-001-1, e que foi um dos primeiros três protótipos construídos do modelo para apresentações e testes, diferenciando-se dos restantes exemplares, para além do motor, por estar equipado com travões de disco nas quatro rodas. Foi totalmente restaurado até às especificações originais após 27 anos imobilizado, incluindo o motor original Spyder Turbocharged, e esteve na posse do anterior proprietário durante 53 anos.
No passado dia 3 de Agosto de 2024 foi levado a leilão, através da plataforma Bring a Trailer, sendo vendido por 68.666 dólares, cerca de 66 mil euros.