Clássicos • 15 Dez 2023
Ford Mustang II King Cobra, a versão destinada a destronar o Pontiac Trans Am
A American LaFrance foi uma empresa americana que se dedicava à produção de veículos dos bombeiros e autoescadas, assim como de ambulâncias e veículos de salvamento. As suas raízes remontam a 1873, ainda na época em que os cavalos eram a principal força motriz. As suas actividades cessaram em 2014, deixando para trás quase um século e meio de história.
Presente neste artigo está o que começou por ser um camião dos bombeiros da American LaFrance, construído em 1919, e que, posteriormente, foi transformado num automóvel de competição por Gary Wales, mantendo o chassis, a frente, o motor e o sistema de transmissão.
Toda a carroçaria foi moldada e construída à mão em alumínio, utilizando a roda inglesa para lhe dar forma. O motor de seis cilindros em linha e duas árvores de cames tem uma cilindrada de 14L e foi modificado por Andres Aranda. A caixa de três velocidades manuais está colocada na traseira, junto ao diferencial, que dá potência à corrente que transfere o movimento para as rodas.
Designado de American LaFrance La Bestioni Torpedo Roadster, tem uma aparência “bruta”, mas também tem a sua parte mais dócil, uma vez que foi instalada uma direcção assistida Lee Racing Power Steering. Ao nível da travagem, tem discos na frente e os originais tambores na traseira.
No passado dia 17 de Agosto de 2024 foi levado a leilão, num evento organizado pela Mecum em Monterey, sendo vendido por 247.500 dólares, cerca de 240 mil euros.
Clássicos • 15 Dez 2023
Ford Mustang II King Cobra, a versão destinada a destronar o Pontiac Trans Am
Clássicos • 01 Set 2024
O raro Mercury Cyclone Cale Yarborough que celebra a vitória na Daytona 500 de 1968
Clássicos • 01 Nov 2024