Honda Crossroad, o irmão nipónico do Land Rover Discovery

Clássicos 05 Mar 2025

Honda Crossroad, o irmão nipónico do Land Rover Discovery

Por Tiago Nova

A primeira geração do Land Rover Discovery foi apresentada no Salão de Frankfurt de 1989, sendo construída sob a mesma plataforma do Range Rover, e situando-se a meio da gama entre o Defender, mais robusto e com capacidades desenvolvidas para fora de estrada, e o Range Rover, mais luxuoso e refinado. Inicialmente, estava apenas disponível na carroçaria de três portas, sendo lançada em 1990 a carroçaria de cinco portas.

A Rover tinha uma parceria com a Honda desde os anos 80, e dessa forma a marca japonesa aproveitou o modelo Discovery para ser vendido sob a sua marca no Japão, como Honda Crossroad. Esta ideia surgiu para concorrer com o crescente lançamento de modelos fora de estrada das rivais da Honda, como a Isuzu, a Toyota, Nissan e Mitsubishi.

Com o código de denominação interna LJ, o Honda Crossroad foi introduzido no mercado nipónico a 13 de Outubro de 1993, mantendo-se em comercialização até 1998. Havia apenas uma escolha de motor, o V8 da Rover de 3,9L de cilindrada com uma potência de 180cv às 4750rpm, sendo até hoje o único Honda equipado com motor V8.

Em Julho de 1994, o Honda Crossroad passa a contar com dois airbags frontais, ABS, protecções internas nas portas e adição de barras estabilizadoras na frente e traseira. Nesta mesma altura, a grelha frontal, jantes e painel de instrumentos sofrem uma alteração de design. A versão de três portas é também descontinuada ao mesmo tempo.

Esta primeira geração do Honda Crossroad é praticamente desconhecida fora do Japão, apesar de haver algumas unidades exportadas para a Nova Zelândia. A Honda ressuscitou o nome em 2007, para um outro SUV vendido exclusivamente no mercado interno, e que ficou disponível até 2010.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube