Clássicos • 04 Mai 2019

Clássicos • 24 Fev 2025
O Alfa Romeo GTV construído pela Autodelta para competir no Mundial de Ralis
O Alfa Romeo Alfetta esteve em produção entre 1972 e 1987 e estava disponível com duas carroçarias, a Berlina de quatro portas e o coupé de duas portas, designado GT e GTV, este último só entrou em produção em 1974. O desenho do coupé esteve a cargo inicialmente de Giorgetto Giugiaro, na Italdesign, passando na fase final para o Centro Stile Alfa Romeo.
O Alfetta GT foi lançado apenas com o motor de 1,8L de duas árvores de cames à cabeça e, em 1976, este motor foi descontinuado, sendo então substituído pelo Alfetta GT 1.6 e pelo Alfetta GTV 2.0.
Em 1980, com o redesenho do modelo, o Alfetta GT 1.6 é descontinuado e o único modelo que permanece passa a ser conhecido apenas por GTV 2.0. No final do mesmo ano, aparece a versão de topo o GTV6 2.5, equipado com o motor V6 de 2,5L de cilindrada do Alfa 6. Devido ao espaço necessário, o capot ganha uma bossa, para poder acomodar o sistema de admissão.
Como seria de esperar de um modelo desportivo da Alfa Romeo, a Autodelta desenvolveu versões de competição com base no Alfetta GT e no GTV, inicialmente para Grupo 2. Em 1975 desenvolveu o GTV 2.0, para competir no WRC, infelizmente, o projecto não foi avante, tudo porque no ano seguinte a Autodelta mudou o seu foco para o ETCC. Ainda assim, alguns dos exemplares construídos estavam equipados com o motor 2.0 do GTAm de cabeça 16 válvulas.
Presente neste artigo está um dos sete Alfa Romeo GTV 2.0 construídos pela Autodelta para competir no WRC em Grupo 2 no ano de 1975 e o único que foi pintado originalmente de amarelo. Este exemplar foi conduzido por Francesco “Chicco” Svizzero, que ainda conseguiu três vitórias na categoria, nos eventos Rally di San Giacomo, Rally 4 Regioni e no Rally Alpi Orientali.
Felizmente, este exemplar sobreviveu até aos dias de hoje num estado fabuloso, estando há pouco tempo à venda no stand italiano Ruote Da Sogno, não sendo conhecido o valor pelo qual trocou de mãos.