Curiosidades sobre o icónico Ford Falcon utilizado em Mad Max

Clássicos 23 Fev 2025

Curiosidades sobre o icónico Ford Falcon utilizado em Mad Max

A série de filmes de Mad Max conta a história do mundo pós-apocalíptico na Austrália, após uma guerra nuclear, onde a água e a gasolina são elementos raros. Vários automóveis são personalizados para as necessidades de cada um, seja na procura dos bens raros, seja em guerras com os gangues rivais.

O automóvel mais famoso é o utilizado por Mad Max, um Ford Falcon, alcunhado de Pursuit Special. Vários exemplares foram construídos e utilizados para as filmagens após o primeiro filme, com algumas diferenças entre eles. Mas o que nos vamos debruçar aqui são as curiosidades do Pursuit Special.  

Logo no primeiro filme Mad Max de 1979 entre em cena o Pursuit Special, conhecido aqui como V8 Interceptor. Apareceu, posteriormente no Mad Max 2 de 1981, altura em que foi destruído e não apareceu no Mad Max: Beyond Thunderdome de 1985, reaparecendo, apenas, no Mad Max: Fury Road em 2015, sendo aqui desmantelado e destruído num acidente.

O primeiro Pursuit Special começou a sua vida como um Ford Falcon XB GT Hardtop de 1976, modelo australiano, pintado de branco e equipado com o motor V8 351 de 5,8L de cilindrada, produzindo 250cv de potência.

No primeiro filme da saga o Pursuit Special tinha um compressor volumétrico falso, apenas montado para questões cosméticas. Além disso, a sua cor foi alterada para preto, foram adicionados um lip na frente e um spoiler na traseira, as cavas das rodas alargadas, frente alterada e entradas de ar adicionadas na frente.

Inicialmente, como dito acima, o compressor Weiand 6-71 estava montado apenas para o look, mas no filme de 1981 e no de 2015 o director George Miller insistiu para que o compressor fosse funcional, sendo que, nesses filmes o compressor passa então a ter a função para a qual foi concebido, elevando a potência para os 600cv.

Para o Mad Max: Fury Road de 2015 a produção não conseguiu encontrar Ford Falcon XB para serem adaptados em Pursuit Special, sendo que, tiveram de construir três exemplares de raíz.

Já para o Mad Max 2 de 1981, o objectivo da história passou a ser a saída para o deserto em busca de combustíveis e água, sendo que, para esse filme, o Pursuit Special viu adicionado um tanque de combustível com 40 galões, cerca de 150 litros. Além disso, foram adicionados escapes laterais e jantes mais largas na traseira.

Actualmente, tanto o Pursuit Special original, como alguns dos outros exemplares, sobreviveram até aos dias de hoje, estando em colecções privadas e em museus.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube