Eventos • 10 Fev 2020

A edição de 2025 do Rétromobile, a 49ª da sua história, estabeleceu novos recordes: 146.000 pessoas visitaram Paris Expo Porte de Versalhes, com o dia de Sábado, 8 de Fevereiro, a registar um público recorde de 37.000 pessoas.
O Rétromobile continua a ser um grande evento internacional, reunindo em três pavilhões e 620 expositores e mais de 75.000 m2 todas as facetas para os amantes de automóveis, nomeadamente:
a celebração de aniversários de fabricantes de automóveis (este ano, com o 70º aniversário do Citroën DS, o 130º aniversário da marca Škoda, os 35 anos ainda em comemoração do MX-5 da Mazda, o 25º aniversário do Porsche GT3, os veículos todo-terreno de Adolphe Kégresse, um engenheiro genial, entre tantos outros), uma exposição de motos, clubes de marcas (automóveis e motos) e federações (FFVE, FIVA), organizadores de eventos, meios de comunicação social, concessionários de automóveis e feiras de velharias para peças de substituição e ferramentas, concessionários de veículos de prestígio, mas também YoungTimers por menos de 30.000€, profissionais de restauro, oficinas de bate-chapas, mecânicos, seguradoras e uma galeria infindável de arte automóvel muito notável – sem esquecer ainda a venda da Artcurial que decorreu ao longo de três dias devido ao grande número de inscrições.
Desta forma, os grandes pontos de destaque da presente edição foram os seguintes:
- O 70º aniversário do Citroën DS. Em 1959, a equipa de publicidade da Citroën criou uma campanha destacando a suspensão hidropneumática do DS, substituindo as quatro rodas por balões. Tendo desaparecido este modelo protótipo, a Garac (Escola Nacional das Profissões do Automóvel) com o apoio de 30 jovens estudantes gerou o louco projecto de reconstruir este “DS Ballon”. Foi em torno dos diferentes modelos da marca e acompanhando as suas evoluções que este automóvel foi apresentado num cenário magnificamente iluminado pelas oficinas Mathieu Lustrerie.
- Herdeiro do famoso Carrera RS, o GT3, versão desportiva do 911, celebra o seu quarto de século – foi precisamente em 1999, a partir da geração 996, que a Porsche introduziu o GT3.
- Adolphe Kégresse, um engenheiro brilhante: nascido a 2 de Junho de 1879 perto de Belfort, após um erro de transcrição do seu nome, foi declarado como Kégresse em vez de Kégreisz. Inventor da primeira motocicleta, em 1903, ao socorrer o comboio de Nicolau III bloqueado pela geada, foi contratado como mecânico pelo Czar. Inventou o primeiro veículo de lagartas para facilitar a locomoção na neve e, após ser forçado a fugir da Rússia, foi resgatado por um associado de André Citroën. Em 1920, integrado na actividade da marca do double chevron, deposita uma patente “Citroën-Kégresse-Hinstin” com a criação de um departamento Autochenilles e a participação nas grandes travessias Citroën (do Saara ao cruzeiro negro).
- O 130º aniversário da Škoda: a marca checa teve início em 1895 na Boémia, quando Vaclav Klement, insatisfeito com a sua bicicleta, decidiu repará-la sozinho com a ajuda do mecânico Vacla Laurin. Em 1904, após a criação de uma primeira moto de quatro cilindros, decidiram começar a produzir um primeiro automóvel pequeno com um motor V de 7cv. No final da década de 1930, os modelos destacavam-se pelo seu estilo desportivo e aerodinâmico.
O leilão oficial organizado pela Artcurial Motorcars foi igualmente um grande sucesso, com 87% dos lotes vendidos e um volume total de negócios de 24,6 milhões de euros. A venda dos lotes de Pierre Gasly e Sébastien Ogier gerou 28.000 euros para a associação Make-A-Wish® France, apoiada pelo salão Rétromobile.
A 50ª edição do Salão será realizada de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2026, ainda no Paris Expo Porte de Versalhes e, finalmente, para os franceses no estrangeiro, o encontro está marcado para os Estados Unidos em 2026, com o grupo Comexposium, organizador do salão em França, a optar por unir forças com o duPont REGISTRY Group (DRG), referência no mercado automóvel de produtos originais e de luxo, para lançar uma edição americana do Rétromobile. Este último terá lugar em Nova Iorque de 19 a 22 de Novembro de 2026.
Viaje connosco na galeria abaixo, e observe algumas das melhores imagens desta inesquecível edição.
Fotografias: Jean Luc Despierre, Rétromobile, Peter Auto