Honda Gold Wing: Meio século de vida em grande estilo

11 Fev 2025

Honda Gold Wing: Meio século de vida em grande estilo

A comemorar os seus 50 anos em 2025, a Honda Gold Wing tem sido desde sempre um dos máximos expoentes do conforto nas viagens de moto, desde a sua introdução como uma moto naked de 1000cc há meio século.

Ao longo destas cinco décadas, este modelo cresceu em tamanho e cilindrada, introduzindo novos níveis de conforto, luxo e tecnologia no motociclismo. Para 2025, a Gold Wing e a Gold Wing Tour receberam várias alterações subtis para se manterem como as líderes de referência nas viagens de longa distância. A GL1800 Gold Wing Tour 50th Anniversary de 2025 homenageia assim os modelos históricos da Gold Wing, com duas novas cores evocativas e logótipos exclusivos. Inspirada na GL1500 de 1988, a nova combinação de Dourado Eternal e Castanho Metalizado Mahogany foi subtilmente actualizada para 2025.

Cronologia de um verdadeiro mito da estrada

Foi em 1972 que foi criada uma equipa de design sob a direcção de Soichiro Irimajiri, que já havia liderado o design dos motores de competição de cinco e seis cilindros da Honda nos anos 60. O objectivo era explorar os limites do conceito Grand Touring. A equipa desenvolveu então o protótipo ultra-secreto, denominado de M1, e equipado com motor de seis cilindros opostos horizontalmente, arrefecido a líquido e transmissão final por veio – características que viriam a ser adoptadas pela Gold Wing de produção. A M1 combinava desta forma um desempenho excepcional com um requinte inigualável.

A primeira Gold Wing de produção foi uma revolução, abrindo novas possibilidades para viagens de longa distância de moto. Equipado com motor de quatro cilindros horizontais, arrefecido a líquido e 999cc, a GL1000 Gold Wing oferecia velocidade de cruzeiro inigualável e um nível de sofisticação nunca antes visto em motos. Em 1976, a Honda celebra o sucesso da Gold Wing com o modelo Gold Wing Limited Edition, e em 1979 abre a primeira fábrica da Honda of America, dado que que 80% da produção do modelo era comercializada nos Estados Unidos.

1980: GL1100 Gold Wing e GL1100 Gold Wing Interstate

A GL1100 surgiu logo no início da década de 80 e solidificou a Gold Wing como uma das melhores motos Grand Tourer. O motor de maior cilindrada, 1085 cm³, foi projectado para oferecer mais binário e a suspensão pneumática definiu novos padrões de qualidade. A GL1100 Interstate introduziu igualmente a ideia de “touring chave-na-mão”, com carenagem, malas laterais e top case de fábrica. Passados dois anos é apresentada a GL1100 Gold Wing Aspencade, sendo esta a versão mais luxuosa da Gold Wing até àquele momento, estando equipada com uma gama de acessórios de série como instrumentos LCD e rádio CB.

A evolução continua quando a casa nipónica introduz em 1985 a GL1200 Limited Edition com injecção de combustível computorizada, sistema de som com quatro altifalantes, controlo de velocidade de cruzeiro, suspensão traseira com nivelamento automático, computador de bordo e pintura dourada metalizada.

Quando a Honda apresentou a GL1500 em 1988, esta tornou-se na referência das motos de turismo de luxo. Mais silenciosa, mais suave e com um desempenho melhorado, estabelecia um novo padrão que dominaria o motociclismo durante mais de uma década.

Da GL1800 à F6C

Após oito anos de desenvolvimento, a GL1800 levou a Gold Wing a novos níveis de desempenho dinâmico, mantendo o luxo e conforto, com um motor de seis cilindros opostos montado num quadro de alumínio, patenteando 20 inovações tecnológicas. Seria em 2001 que esta evolução viria a dar origem a uma nova era no mundo das duas rodas.

Porém, foi em 2006 que a marca nipónica inovou ao introduzir o primeiro airbag numa moto de produção, juntamente com melhorias nos faróis traseiros e no painel de instrumentos. As melhorias continuaram quando em 2011, surgiu um novo estilo quando a Gold Wing recebeu um novo visual, apelidado de “majestic aggression”, e uma maior capacidade de bagagem, agora com 150 litros, contando ainda com um novo sistema áudio com seis altifalantes.

A Gold Wing F6B é uma versão personalizada da Gold Wing, com estilo Bagger e uma abordagem mais despojada e emocionante. Já a Gold Wing F6 – revelada em 2014 – é uma versão musculada e robusta, uma power cruiser baseada no motor da Gold Wing. Passados quatro anos, a versão renovada de 2018 da GL1200 apresentou um novo motor e quadro, com redução de peso e uma nova suspensão dianteira, melhorando o controlo e a estabilidade. A conectividade foi também ampliada com a integração de Apple CarPlay e o sistema Smart Key.

Meio século passado, a Gold Wing continua a assumir um lugar de pleno destaque na gama de motos da marca japonesa, revelando um legado de conforto e exclusividade que continua a apaixonar os entusiastas das duas rodas.

Fonte: Honda

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube