Volkswagen Polo Harlekin: A dificuldade em escolher a cor certa

Clássicos 07 Fev 2025

Volkswagen Polo Harlekin: A dificuldade em escolher a cor certa

Por Tiago Nova

A terceira geração do Volkswagen Polo, conhecida internamente por 6N, foi apresentada a 31 de Agosto de 1994, ficando imediatamente disponível nos mercados da Europa continental. Foi o primeiro Polo completamente novo, desde o lançamento da segunda geração em 1981, e foi também o primeiro a ter carroçaria de cinco portas. A sua plataforma era partilhada com a segunda geração do Seat Ibiza.

Em 1995 é lançada uma versão completamente “fora da caixa”, designada por Polo Harlekin(ou ainda Polo Harlequin, dependendo do mercado). Esta diferenciava-se por tornar o Polo multicor com quatro combinações possíveis, mas todas elas entre as cores Flash Red, Ginster Yellow, Pistachio Green e Chagall Blue: No entanto, desengane-se se pensa que cada painel era pintado de cores diferentes em cada automóvel, uma vez que as unidades eram produzidas inteiramente numa cor e, no final da linha de produção, eram desmontados para se proceder à troca dos painéis.

Esta versão nasce na apresentação do Polo no Salão de Paris, onde a Volkswagen constrói um protótipo para demonstrar as diferentes cores disponíveis. Após o Salão, a Volkswagen produziu mais 20 protótipos deste modelo multicor para ser utilizado nas apresentações dos vários países. No entanto, devido à grande curiosidade gerada, a Volkswagen decidiu avançar para a produção com uma edição especial e limitada.

Todos os Polo Harlekin estavam disponíveis apenas na carroçaria de cinco portas e utilizam o motor de 1,4L de cilindrada e 60cv de potência. No interior, este partilhava o padrão dos bancos desportivos com o Polo Joker, tinha tapetes específicos, manete das mudanças única e volante estofado em pele azul. Exteriormente, vinha de série com os pára-choques mais envolventes evidros de tonalidade verde, e poderia vir equipado com as jantes de liga leve Indianapolis de 14”.

Inicialmente, esta edição estava limitada a apenas mil unidades, mas devido à procura acabou por serem produzidas cerca de 3.800, sendo que 2.500 foram vendidas exclusivamente no Reino Unido, de 1996 a 1998. No entanto, os primeiros mil são mais especiais por terem uma placa no interior com o número de produção. Uma curiosidade é que o cliente não poderia escolher a disposição das cores, uma vez que eram produzidos de forma aleatória.

No final, a sua peculiaridade tornou esta edição muito especial e acarinhada pelos entusiastas. A Volkswagen concebeu igualmente uma versão Harlekin da terceira geração do Golf, mas desta feita destinada apenas ao mercado norte americano.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube