Clássicos • 16 Mai 2017

Clássicos • 04 Fev 2025
O peculiar “Shaguar” E-Type de Austin Powers
Austin Powers é o protagonista de uma série de filmes americanos de comédia, criada por Mike Myers, que interpreta a própria personagem homónima – um espião britânico -, e dos seus arqui-inimigos Dr. Evil e Fat Bastard. É uma paródia aos filmes de James Bond e os próprios títulos reflectem isso mesmo. Entre 1997 e 2002 foram lançados três películas, denominadas International Man of Mystery, The Spy Who Shagged Me e, em último lugar, Goldmember.
Como seria de esperar, os automóveis constituem uma parte importante da comédia, e nos filmes são utilizados dois automóveis Jaguar, apelidados de Shaguar, com as matrículas “SWINGER” e “SWINGER2”: um é um Jaguar E-Type de 1961 e o outro é um Jaguar XK8 de 2001. Ambos têm o mesmo esquema de pintura, baseado na Union Jack.
No artigo de hoje encontramos o Jaguar E-Type utilizado por Austin Powers nos três filmes da série, sendo que apenas um exemplar foi utilizado em toda a trilogia. Este Shaguar, como é chamado, é um Jaguar E-Type Convertible Series I, dos últimos produzidos em 1967 – mais concretamente a 8 de Dezembro, sem contar com a cobertura nos faróis frontais.
Além dos filmes de Austin Powers, este Shaguar surgiu também no videoclipe da música Beautiful Stranger de Madonna, com o próprio Mike Myers.
Debaixo do capot encontramos o motor XK de seis cilindros em linha e 4,2L de cilindrada, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades.
Em meados dos anos 2000 foi submetido a um restauro pela própria Jaguar quando integrou uma colecção privada, sendo utilizado apenas para eventos. No passado dia 18 de Janeiro foi levado a leilão, através de um evento organizado pela Mecum em Kissimmee, sendo arremetado por 880 mil dólares, cerca de 844 mil euros.