“Fórmula 1 Francesa dos Anos 60 até aos Dias de Hoje”: Uma exposição a não perder no Rétromobile

Eventos 04 Fev 2025

“Fórmula 1 Francesa dos Anos 60 até aos Dias de Hoje”: Uma exposição a não perder no Rétromobile

Antecipando o primeiro Grande Prémio de 2025, marcado para o dia 14 de Março na Austrália, o salão Rétromobile (que se prepara para abrir as portas entre os próximos dias 5 e 9 de Fevereiro), oferecerá aos fãs a oportunidade de descobrir uma exposição de 600 m² que percorre quase 60 anos de história da Fórmula 1 através de 16 automóveis com uma ligação directa ou indirecta a França.

Paralelamente a esta exposição inédita, um palco ao vivo contará com a presença de figuras emblemáticas da Fórmula 1 – pilotos, chefes de equipa, mecânicos, preparadores, jornalistas e fotógrafos – que partilharão as suas experiências.

Uma imersão na história da Fórmula 1 francesa

Na Rétromobile 2025, no Pavilhão 2, os fãs do desporto motorizado poderão assim explorar uma das exposições imperdíveis desta nova edição: “Fórmula 1 Francesa dos Anos 60 até aos Dias de Hoje”. Esta mostra proporcionará uma viagem por seis décadas de inovação e competição através dos modelos expostos, perante os quais os visitantes descobrirão o papel da França na história da disciplina.

Entre os automóveis em exibição, destacam-se exemplares históricos como o Matra MS 80, campeão do mundo em 1969, e o Renault RS 10 de 1979, o primeiro Fórmula 1 com motor turbo a vencer um Grande Prémio. Também estarão presentes o Ligier JS31 de 1988, o Williams Renault FW19, vencedor do campeonato mundial de 1997 com Jacques Villeneuve, e o Benetton Renault de 1995, com o qual Michael Schumacher conquistou o seu primeiro título mundial.

Cada monolugar contará uma história: a das equipas francesas como Ligier, Matra, Prost Grand Prix e Renault; a dos feitos dos pilotos franceses como Alain Prost, Jean Alesi, René Arnoux e Jean-Pierre Jabouille; e a dos fabricantes de motores franceses como a Renault e a Peugeot. Esta retrospectiva ilustra o impacto duradouro de França no desenvolvimento da Fórmula 1, tanto em termos desportivos como tecnológicos.

Participantes em destaque

Para além da exibição de automóveis excepcionais, a Rétromobile 2025 proporcionará uma experiência imersiva através de uma série de conversas no novo palco ao vivo, situado no coração da exposição. Ao longo de cinco dias, alguns dos grandes protagonistas franceses da Fórmula 1 irão partilhar as suas experiências e memórias da era dourada da disciplina. Entre os convidados confirmados encontram-se:

  • Olivier Panis, com 158 Grandes Prémios disputados;
  • Jacques Laffite, vencedor de seis corridas;
  • Jean Alesi, com 201 participações na F1;
  • Jean-Éric Vergne, com 58 corridas na F1 e actualmente piloto de Fórmula E na DS.
  • René Arnoux, vencedor de sete corridas na F1.

O universo dos media também terá destaque, com a presença de Julien Fébreau, comentador de Fórmula 1 no Canal+, e Lucas Pueyo, criador de conteúdos amplamente seguido na plataforma Lucas Parle F1. Juntos, irão analisar a evolução da Fórmula 1 e o impacto das novas tecnologias na forma como este desporto é vivido. Estas diversas perspectivas enriquecerão o diálogo entre os fãs, especialistas e visitantes, num espaço de destaque no Rétromobile, que abre as portas já na próxima quarta-feira, dia 5 de Fevereiro.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube