Clássicos • 02 Fev 2022

Clássicos • 02 Fev 2025
Ferrari 340 America Berlinetta, um de apenas dois carroçados na Touring Superleggera
A designação America nos modelos Ferrari destinava-se, e tal como o nome indica, a modelos concebidos para o mercado norte-americano durante os anos 50 e 60, tais como os GT luxuosos. Todos eles estavam equipados com motor V12 e, por norma, as suas carroçarias eram produzidas pelos grandes carroçadores italianos, cada uma ao gosto do seu cliente.
O primeiro modelo com esta designação foi o 340 America, produzido entre 1950 e 1952, equipado com o motor Lampredi V12 derivado da Fórmula 1, com 4,1L de cilindrada e 220cv de potência. Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades.
No total, foram produzidos 23 exemplares, onze construídos pela Vignale, oito pela Touring e quatro pela Ghia. Dos oito produzidos pela Touring, apenas dois são 340 America Barchetta, ou seja, a versão com carroçaria fechada.
Presente neste artigo está um dos exemplares, com o chassis 0122A, que foi utilizado para exposição no Salão de Bruxelas de 1952. Foi entregue novo através do concessionário Comptoir Automobiles Richard SA, em Bruxelas, sendo adquirido, posteriormente, por Jacques Swaters da Garage Francorchamps. Competiu nas Mille Miglia por sete ocasiões.
Aquando da propriedade do Dr. Paul F. Schouwenburg foi submetido a um profundo restauro e serviu de base para documentar o processo no seu livro “Ferrari Fever”. Recentemente esteve à venda na Axel Schuette, não se sabendo o valor pelo qual trocou de mãos.