Clássicos • 01 Fev 2022
O único exemplar do Ford Sierra RS Cosworth produzido em vermelho
Por Tiago Nova
O Ford Falcon foi um dos modelos mais importantes para a marca na Austrália, estando em produção por mais de 50 anos, de 1960 até 2016. A segunda geração do modelo foi lançada em 1966, com um desenho inspirado no Falcon americano, e evoluiu ao longo de quatro séries distintas até 1972: a XR, a XT, a XW e a XY. A última série da segunda geração do Falcon, precisamente a XY, foi lançada em Outubro de 1970, com uma nova grelha frontal e um redesenho dos farolins traseiros, além de vários melhoramentos no conforto, segurança e qualidade.
As Ute são um segmento de pick-up características da Austrália, onde os fabricantes, como a Ford e a Holden, transformam as berlinas nestas versões derivadas, muitas vezes com performances equiparadas aos automóveis desportivos, e o Ford Falcon não foi excepção.
Designada Falcon Utility a versão pick-up utilizava o mesmo chassis da berlina, apenas com a secção após o pilar B diferente para a caixa de carga. Existiam duas versões: a normal Falcon Utility e a versão de topo Falcon 500 Utility.
No último ano de produção do Falcon XY, em 1972, foi produzida uma versão de quatro rodas motrizes da Falcon XY Utility, designada de Falcon Utility 4-Wheel Drive que, além da tracção integral, tinha uma maior altura ao solo, aumentando assim as suas capacidades fora de estrada, contando ainda com o chassis reforçado. Esta versão foi concebida com o exército como possível cliente, mas tal nunca se proporcionou.
Para locomover esta Ute, estava um motor de seis cilindros em linha com 4,1L de cilindrada e 155cv de potência às 4000rpm. Acoplado ao motor, a caixa manual de três velocidades Borg Warner AS5 T15A enviava a potência para a caixa de transferências de duas velocidades Spicer Model 20.
No entanto, como esta versão teve pouco tempo no mercado, apenas 432 exemplares foram construídos, fazendo com que hoje seja uma pick-up extremamente rara de encontrar, mesmo na Austrália. Como curiosidade, estas Falcon Utility 4×4 eram produzidas à mão pelos trabalhadores da Ford ao fim-de-semana, para assim não tirar mão de obra da linha de produção tradicional durante a semana de trabalho.
Presente neste artigo está uma rara Ford Falcon XY 500 Utility 4×4, ou seja, a melhor versão disponível, e a qual sofreu um profundo restauro recentemente. Foi levada a leilão no passado dia 20 de Junho de 2024, através da plataforma Collecting Cars, sendo vendida por 61.735 dólares australianos, cerca de 37 mil euros.
Clássicos • 01 Fev 2022
O único exemplar do Ford Sierra RS Cosworth produzido em vermelho
Clássicos • 02 Fev 2024
Willys Jeep FC-150, a alternativa mais prática ao tradicional Jeep
Clássicos • 05 Dez 2024