Salão Motorclássico comemora os 70 Anos do FIAT 600

Eventos 28 Jan 2025

Salão Motorclássico comemora os 70 Anos do FIAT 600

O Salão Motorclássico, com data marcada para os próximos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro na Cordoaria Nacional, em Lisboa, irá celebrar os 70 anos de um dos símbolos mais emblemáticos da história automóvel: o FIAT 600.

Lançado em 1955, e projectado pelo engenheiro Dante Giacosa, o FIAT 600 destacou-se desde cedo pela sua abordagem prática e económica, respondendo às necessidades de mobilidade de uma Itália em reconstrução no pós-guerra. Com um motor traseiro de quatro cilindros em linha, 633 cm³ e 21,5cv de potência, era capaz de alcançar uma velocidade máxima de 95 km/h, perfeitamente de acordo com os seus tempos. Equipado com uma caixa manual de quatro velocidades, pesava somente 580 kg, tornando-se assim acessível tanto no preço como na manutenção.

A aceitação do FIAT 600 no mercado italiano foi imediata, afirmando-se como um símbolo de liberdade para milhões de famílias que, pela primeira vez, tiveram acesso a um automóvel. A sua simplicidade mecânica, aliada ao design compacto, conquistou também mercados internacionais, incluindo Espanha, onde foi produzido sob licença como SEAT 600. Este pequeno grande automóvel não só ajudou a democratizar a mobilidade como marcou o início de uma nova era de produção em massa para a FIAT, consolidando o seu papel como um dos principais fabricantes europeus da época.

Os bilhetes para o evento já se encontram à venda e podem ser adquiridos com um desconto de 17% durante um período limitado.

O Salão Motorclássico é organizado pelo Museu do Caramulo e conta com o apoio da Shell, Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa, Fidelidade, RTP, Antena 1, Jornal dos Clássicos, Speedflag e Banco BPI | Fundação la Caixa.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube