Modernos • 03 Dez 2020
Hispano Suiza Carmen Boulogne: Uma viagem ao mundo do luxo automóvel
Apresentado em Junho último para celebrar os 120 anos da marca, o Hispano Suiza Carmen Sagrera é uma obra-prima da engenharia automóvel, estabelecendo novos padrões de performance, eficiência e autonomia. Equipado com quatro motores eléctricos que produzem 1.114cv, este hipercarro acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,6 segundos, oferecendo uma experiência de condução emocionante para os tempos modernos.
Cada unidade deste modelo exclusivo é meticulosamente construída à mão na sede da Hispano Suiza, em Barcelona. O processo artesanal combina inovação, design e excelência técnica, desdobrando-se em cinco etapas fundamentais que fazem deste automóvel uma verdadeira obra de arte sobre rodas.
Fase 1: Pré-montagem de componentes e produção da bateria
A produção inicia-se em paralelo com a configuração personalizada do veículo por parte do cliente, um elemento central no conceito de hiper-luxo da marca. O processo de pré-montagem inclui subestruturas dianteiras e traseiras, sistema de suspensão, eixos e painel de instrumentos. O sistema de direcção e o suporte para inversores e motores também são instalados nesta fase.
Simultaneamente, a equipa técnica constrói o pack de baterias de 103 kWh, desenvolvido internamente e estreado no Carmen Sagrera, que garante uma autonomia até 480 km. A produção da cablagem de alta voltagem decorre em paralelo.
Fase 2: Montagem do chassis
A montagem continua com a instalação manual de elementos da carroçaria no monocoque de fibra de carbono, garantindo um encaixe perfeito. Algumas peças do interior também são colocadas nesta etapa.
Fase 3: Pintura, estofos e montagem do chassis rolante
Após a pré-instalação e ajuste de todas as peças, inicia-se o processo de pintura, numa cor escolhida pelo cliente entre as inúmeras possibilidades oferecidas pela marca. Este trabalho, executado à mão, sublinha a atenção ao detalhe da Hispano Suiza.
Nesta fase, são igualmente instalados a cablagem, o sistema de arrefecimento, a direcção e os suportes, assim como os componentes do chassis rolante: suspensão, travões e rodas. Paralelamente, os estofos interiores, em materiais de alta qualidade como alcântara ou couro, são cortados e costurados à mão.
Fase 4: Montagem final e sistema de infotainment
Com o chassis montado, a equipa técnica concentra-se na instalação dos interiores, incluindo o sistema de infotainment e outros elementos de conforto. Conclui-se também a montagem exterior, com emblemas e logótipos, incluindo a característica cegonha.
Fase 5: Validação final e entrega
O processo culmina com testes de estrada e pista no Circuito de Barcelona-Catalunha (Montmeló). Após a validação completa, o veículo é entregue ao cliente cerca de oito meses após o início da produção.
Fundada em Barcelona, em 1904, por Damián Mateu e Marc Birkigt, a Hispano Suiza é uma marca histórica na indústria automóvel. Entre 1904 e 1946, produziu mais de 12.000 veículos de luxo e 50.000 motores aeronáuticos.
Após 120 anos, o bisneto do fundador Miguel Suqué Mateu continua a preservar a marca, conferindo-lhe o impulso e o dinamismo com o olhar voltado para o futuro.
Modernos • 03 Dez 2020
Hispano Suiza Carmen Boulogne: Uma viagem ao mundo do luxo automóvel
Modernos • 19 Jul 2021
Carmen, a inspiração do Hispano Suiza mais avançado de todos os tempos
Modernos • 30 Jun 2023
Hispano Suiza volta ao Goodwood Festival of Speed com o modelo Carmen Boulogne