O Ford Puma S1600 conduzido por Sébastien Loeb

Clássicos 10 Jan 2025

O Ford Puma S1600 conduzido por Sébastien Loeb

O primeiro Ford Puma foi um coupé produzido entre Setembro de 1997 e Julho de 2002 na fábrica de Colónia da marca americana, na Alemanha, sendo construído sob a mesma plataforma do Fiesta contemporâneo. O início de desenvolvimento ocorreu em 1993, tendo sido apresentado o primeiro protótipo no Salão de Genebra de 1996, designado de Ford Lynx. No total, a Ford produziu 133 mil unidades do Puma.

Apesar de ter a base do Fiesta, tudo é diferente, a começar pela carroçaria e passando pela suspensão e pela largura de vias. Os motores disponíveis eram os Sigma de 16 válvulas conhecidos por Zetec-SE, inicialmente de 1,4L e 91cv, passando em 2000 para os 1,6L de cilindrada e 104cv. Além destes, estava também disponível o 1,7L VCT, desenvolvido em conjunto com a Yamaha e com cilindros com revestimento em Nikasil, motor este aplicado apenas no Puma, não existindo em mais nenhum modelo, com variação de fase e uma potência de 125cv. Todos os motores estavam acoplados a uma caixa manual de cinco velocidades mais curta IB5.

O modelo mais desportivo do Puma, vendido exclusivamente no Reino Unido, era o Ford Racing Puma (conhecido inicialmente como Puma ST160), produzido na Tickford tendo por base o Puma 1.7 VCT, mas com o motor a passar para os 155cv de potência. Este modelo foi limitado a 500 unidades, todas elas numeradas no colector de admissão, produzidas entre 1999 e 2001.

O Ford Puma foi utilizado pela Ford Racing para desenvolver uma versão de rali sob a regulamentação Kit Car, nascendo assim o Puma S1600. Este modelo tem por base também o Puma 1.7 VCT, mas o motor viu a sua cilindrada ser reduzida para os 1,6L limitada pelos regulamentos; no entanto, a potência aumentou para os 200cv às 9000rpm. A potência é transmitida para às rodas anteriores, através de uma caixa sequencial de seis velocidades Hewland e diferencial autoblocante.

A carroçaria foi alargada, de forma a acomodar uma maior largura de vias, e foi-lhe adicionado um spoiler traseiro. No que toca à travagem, está equipado com dispositivo Alcon com discos de 355mm e pinças de quatro êmbolos na frente, e discos de 260mm e pinças de dois êmbolos na traseira.

No artigo de hoje debruçamo-nos sobre um dos primeiros Puma S1600 produzidos, o qual foi automóvel oficial da Ford Motorsport. Foi conduzido na sua primeira prova pelo futuro campeão do mundo Sébastien Loeb no Memorial Bettega em Dezembro de 1999. Em 2000 passou a competir pela Carlos Sainz Junior Team, terminado o Rallye Sanremo em quarto lugar da sua categoria.

Posteriormente, retornou para o Reino Unido e pouco se sabe da sua história. Em 2023 foi restaurado e pintado de novo na cor original Melina Blue, com a decoração utilizada por Loeb.

Foi levado a leilão, num evento organizado pela RM Sotheby’s no Mónaco nos passados dias 10 e 11 de Maio de 2024, sendo arrematado por 17.250 euros.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube