Merlyn Mk21, o Fórmula 3 construído em conjunto com Jody Scheckter

Clássicos 05 Jan 2025

Merlyn Mk21, o Fórmula 3 construído em conjunto com Jody Scheckter

A Colchester Racing Developments produziu automóveis de competição sob a marca Merlyn entre 1960 e 1979, sendo fundada por Clive Maskrey e Selwyn Hayward, passando entretanto para o irmão deste último, Clive Hayward. Apesar da empresa já não produzir automóveis, a mesma ainda produz componentes e efectua reparações de chassis aos automóveis Merlyn.

O seu foco eram os monolugares e automóveis sport protótipos, sendo que obteve bastante sucesso na Fórmula 3 e na Fórmula Ford. Um dos modelos que competiu na Fórmula 3, e também na Fórmula B, foi o Mk21, desenvolvido em conjunto com o piloto Jody Scheckter, na sua breve carreira de desenvolvimento de chassis.

Presente neste artigo está o Merlyn Mk21 com o chassis número 318 que foi conduzido por Jody na Campeonato de Fórmula 3 de 1971 pela equipa oficial da Merlyn, conseguindo três vitórias. Participou ainda no Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 3 em 1972, onde foi destruído num acidente com o piloto Peter Lamplough.

Permaneceu tal como foi deixado no acidente no Mónaco na posse da Merlyn até 1989, ano em que foi vendido a Reg Skeels, que juntamente com o seu filho levou a cabo o restauro do chassis 318 até às suas especificações originais, exceptuando o motor, uma vez que foi equipado com um motor Ford BDA de 1,6L de cilindrada.

Vendido em Janeiro de 1999 para integrar a colecção pessoal de Jody Scheckter, agora com a decoração da Lucky Strike original, foi, entretanto, levado a leilão num evento organizado pela RM Sotheby’s no Mónaco nos passados dias 10 e 11 de Maio de 2024, sendo vendido por 36.800 euros.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube