Clássicos • 01 Fev 2022
O único exemplar do Ford Sierra RS Cosworth produzido em vermelho
A Monteverdi foi uma marca suíça de produção de automóveis de luxo e desportivos, fundada em 1965 por Peter Monteverdi. Em 1976, apresentou um SUV de luxo, seguindo a linha do Range Rover original. Designado por Monteverdi Safari, a sua produção iniciou-se em 1977 e tinha por base o americano International Scout.
Para impulsionar as vendas existiu também uma versão menos luxuosa e com um desenho semelhante ao International Scout: a Monteverdi Sahara, lançada em 1978 a pedido dos clientes que não poderiam adquirir o Safari devido ao seu custo bastante elevado. O Sahara tinha a frente alterada para uma com quatro faróis, e a grelha era também diferente, assim como os pára-choques e o interior, que era mais luxuoso. Quando o Scout terminou a sou produção, o mesmo aconteceu aos SUV de luxo da Monteverdi.
O Sahara estava equipado com o motor original do Scout – o International Harvester SV-345, um V8 de 5,7L de cilindrada – ou então com um motor diesel Nissan SD33, apesar de que deste último pensa-se que apenas um exemplar foi produzido. No total, somente 30 Monteverdi Sahara foram produzidos, número muito inferior à produção do Monteverdi Safari.
No artigo de hoje apresentamos um Monteverdi Sahara de 1978, ou seja, do primeiro ano de produção, e que foi encomendado com o mais potente motor V8 Chevrolet Small-Block de 5,7L de cilindrada e 165cv de potência, acoplado a uma caixa automática de três velocidades.
No passado dia 25 de Abril foi levado a leilão, através da plataforma Collecting Cars, sendo vendido por 38.500 euros.
Clássicos • 01 Fev 2022
O único exemplar do Ford Sierra RS Cosworth produzido em vermelho
Clássicos • 02 Fev 2024
Willys Jeep FC-150, a alternativa mais prática ao tradicional Jeep
Clássicos • 15 Dez 2024