Protótipo do Dia: Iso Grifo A3/L Spider

Clássicos 13 Dez 2024

Protótipo do Dia: Iso Grifo A3/L Spider

A Iso foi uma marca italiana que começou por produzir motociclos após a Segunda Guerra Mundial, mas seria na produção automóvel que alcançaria o maior sucesso. Com a melhoria económica de Itália, os cidadãos começaram a ter maior poder de compra e a concentrar as suas atenções nos automóveis baratos, ao invés dos motociclos, mesmoo não existindo ainda grandes possibilidades para adquirir um automóvel de grandes dimensões. Foi então que Renzo Rivolta decidiu conceber um modelo que ficasse a meio caminho entre este e um motociclo, nascendo assim o Isetta em 1953, um automóvel barato e de dimensões compactas.

Como o sucesso do Isetta em Itália ficou aquém das espectativas, a marca começou a produzir automóveis mais convencionais e, em 1957, a empresa mudaria de nome para Iso Rivolta, alterando o seu foco dos motociclos e microcarros, para os automóveis desportivos.

Um dos modelos de maior sucesso da marca foi o Iso Grifo, produzido entre 1965 a 1974, altura em que a empresa fechou as suas portas. O seu desenvolvimento esteve a cargo de Giotto Bizzarrini e utilizava mecânicas V8 da Chevrolet e Ford. O desenho nasceu do traço de Giorgetto Giugiaro, quando este trabalhava nos estúdios da Bertone. Em 1970 foi lançado o Grifo Series II, com um desenho mais subtil e faróis parcialmente escondidos. No total apenas foram produzidos 413 exemplares de todas as versões do Grifo, sendo que 330 são da Série I e 83 da Série II.

Presente neste artigo está um Iso Grifo ainda mais raro, uma vez que é o único Grifo A3/L Spider produzido. Foi igualmente desenhado por Giorgetto Giugiaro e produzido pela Bertone como uma surpresa para a administração da Iso, sendo apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 1964, a par do protótipo original do Grifo A3/L Coupe, e utilizado pela Bertone como veículo de exposição em diversos outros Salões europeus até à sua venda em 1967.

O Grifo A3/L está equipado com o mesmo motor V8 327 do Chevrolet Corvette, com 5,4L de cilindrada e 300cv de potência, a qual é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa manual de quatro velocidades, contando ainda com um diferencial autoblocante Salisbury.

Este Grifo – por ser um protótipo inicial – tem vários elementos que nunca passaram para os modelos de produção, como o desenho da frente, as aberturas nos guarda-lamas traseiros e o escape com saída do compartimento do motor pela lateral.

Esteve na colecção do productor Greg Garrison que o vendeu, em 1980, ao seu amigo Rudi Klein para a sua colecção pessoal, ficando longe dos olhares do público por mais de 40 anos.

Nos passados dias 26 a 28 de Outubro toda a colecção de Rudi Klein foi levada a leilão através da RM Sotheby’s, sendo que este Iso Grifo A3/L Spider foi vendido por 1.875.000 dólares, cerca de 1,8 milhões de euros.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube