Clássicos • 19 Jul 2020
Frontenac, o raro automóvel produzido pela Ford somente durante um ano
O Shelby Cobra é um dos automóveis mais replicados da história, a par dos ‘Porsche’ com base nos Volkswagen Carocha, por exemplo, ainda que nos Cobra sejam construídas réplicas de raiz, sem haver nenhum automóvel dador. Algumas destas réplicas do desportivo americano conseguem mesmo ter performances superiores ao modelo original.
Uma das empresas que produziu réplicas de reconhecida qualidade do Shelby Cobra é a Kellison Engineering & Manufacturing, fundada por Jim Kellison com o objectivo de produzir os mais diversos automóveis, sendo os mais conhecidos os desportivos da série J, mas também os Fórmulas V e os buggys, numa lista que inclui até barcos.
Quando Jim Kellison fechou a sua empresa original, em 1970, sentiu a necessidade de continuar a sua actividade de outra forma, decidindo assim fundar uma nova empresa com o objectivo de produzir réplicas do Shelby Cobra: nascia assim a Eagle American Racing. Designado de Kellison Stallion, este é maior e mais largo que o Cobra original, tendo ainda um chassis reforçado de forma a acomodar melhor o peso do motor, e a sua carroçaria é construída em fibra de vidro.
Entre 1976 a 1980 foram produzidos cerca de 117 exemplares do Kellison Stallion, grande parte dos deles equipados com o correcto motor Ford V8 429 Cobra Jet de 7,0L de cilindrada, e que conseguiam atingir velocidades na ordem dos 265km/h.
Presente neste artigo está um Kellison Stallion ainda mais especial, pois foi o Hero Car do filme de 1995 “Bad Boys” com os actores Will Smith e Martin Lawrence. Conhecido internamente por Bad Boy 1, este mesmo automóvel foi utilizado na perseguição de cerca de três minutos no aeroporto, sendo que um segundo Cobra foi utilizado para a cena do acidente, resultando na destruição do mesmo, fazendo deste o único sobrevivente.
O automóvel foi alugado pela Columbia Pictures à South Beach Classics, sendo originalmente vermelho e repintado na cor Midnight Blue em 48h devido às exigências do filme. Após as filmagens, ficou guardado tal como terminou a rodagem da película durante 27 anos.
Este Kellison Stallion está equipado com o motor Cleveland V8 351, caixa automática FMX, assim como um volante Nardi Torino, alavanca das velocidades B&M, tampas das válvulas Moroso e jantes Cragar.
Irá a leilão no próximo dia 18 de Janeiro de 2025, através de um evento levado a cabo pela Mecum em Kissimmee, sem existir ainda um valor estimado para a venda.
Clássicos • 19 Jul 2020
Frontenac, o raro automóvel produzido pela Ford somente durante um ano
Clássicos • 22 Mar 2023
Clássicos • 01 Set 2024
O raro Mercury Cyclone Cale Yarborough que celebra a vitória na Daytona 500 de 1968