Estoril Endurance Festival: Mais de centena e meia de automóveis na celebração de fim de época

Competição 27 Nov 2024

Estoril Endurance Festival: Mais de centena e meia de automóveis na celebração de fim de época

É já no fim-de-semana que se aproxima que o Autódromo do Estoril será palco da grande festa de encerramento da temporada de 2024 da velocidade nacional, com mais de 150 automóveis – entre Turismos, Grande Turismos e Fórmulas – a participar na segunda edição do Estoril Endurance Festival by Powershield.

Organizado pela Race Ready, o evento contará com oito corridas de cinco competições distintas, oferecendo um programa para todos os gostos, desde corridas de sprint a provas de resistência, com a participação de saudosos clássicos e também com uma forte presença da mais recente geração de bólides de competição. Num evento único, estarão representadas em pista seis décadas do automobilismo nacional.

Se na sexta-feira o Autódromo do Estoril será preenchido com várias sessões de treinos privados, a partir da manhã de Sábado começa a verdadeira acção em pista, com as sessões de qualificação e as corridas.

A primeira corrida do programa está marcada para as 12h10 de Sábado, quando o pelotão de cerca de duas dezenas de “novos clássicos” — de meados dos anos 1970 até ao início dos anos 1990 — formar a grelha de partida da Carrera Los 80, competição que nos presenteará com duas corridas de 40 minutos de pura adrenalina.

Um pouco mais tarde, ainda no mesmo dia, será a vez da única competição de monolugares em Portugal, a Single Seater Series, disputar a primeira das suas duas corridas, num evento em que o número de inscritos superou os eventos anteriores. Desde os Fórmula Ford, sem asas, aos mais modernos Fórmula 4 e Fórmula Renault 2.0, já equipados com apêndices aerodinâmicos, há de tudo um pouco num verdadeiro museu em movimento, que nos recorda a escola de muitos dos actuais e antigos pilotos de Fórmula 1.

O dia termina com um dos momentos altos do fim-de-semana: os 250 km do Estoril. Já na sua 12º edição, a corrida de encerramento da temporada de 2024 do Iberian Historic Endurance reúne uma das mais belas grelhas de partida da Península Ibérica, com modelos fabulosos de GT e de Turismo fabricados até 1976. Estes alinharão para uma partida ao estilo clássico de Le Mans, que arrancará logo depois da banda tocar. Pilotos e máquinas enfrentam uma contenda que exige tanto rapidez como estratégia, dada a exigência do planeamento de reabastecimentos e trocas de pilotos. O fogo de artifício à chegada dará um brilho especial a uma corrida extraordinária.

No Domingo, todas as atenções centram-se no Campeonato de Portugal de Velocidade, com a decisão dos títulos portugueses de Turismos e GT. Um pelotão com mais de duas dezenas e meia de viaturas GT4 e TCR da última geração, que disputará a qualificação, realiza a sua jornada decisiva com duas corridas de 45 minutos, com paragem obrigatória nas boxes. É um pelotão que reúne automóveis de sonho, como é o caso dos Aston Martin Vantage GT4, Audi R8 LMS GT4, Mercedes-AMG GT4, Toyota GR Super GT4, Porsche 718 Cayman GT4 RS CS, entre outros.

O programa de Domingo inclui ainda as segundas corridas da Carrera Los 80 e da Single Seater Series, assim como, para encerrar esta grande celebração, a corrida de duas horas de duração do Group 1 Portugal e do Troféu Mini, com vários dos modelos que marcaram a velocidade nacional nos anos 1970 e 1980. Uma grande festa que conta com praticamente 50 equipas inscritas.

Animação fora de pista

Para complementar o excelente espectáculo previsto para dentro de pista, fora dela o paddock estará a fervilhar durante o Estoril Endurance Festival by Powershield, com uma animação que fará as delícias de todos os adeptos.

Como já é habitual nas provas do Campeonato de Portugal de Velocidade, haverá uma Food & Brand Village, onde os visitantes poderão recuperar energias em diversos restaurantes após as emocionantes corridas previstas. Além disso, poderão desfrutar de castanhas assadas típicas da época e encontrar merchandising alusivo ao desporto automóvel, bem como artigos de colecção.

Num dos momentos mais aguardados pelos fãs, a via das boxes será aberta ao público para uma sessão de autógrafos às 12h05, durante o qual terão a oportunidade de contactar diretamente com os heróis e as suas montadas – leia-se, pilotos e automóveis.

Para embelezar ainda mais o paddock, será realizada uma exposição de supercarros, onde, em alguns casos, será possível ver as versões de estrada de alguns dos modelos que competem em pista.

Como participar

O acesso à bancada A é gratuito, permitindo a todos os que desejarem assistir às corridas ao vivo fazê-lo sem qualquer custo. Para aceder ao exclusivo mundo do paddock e dos bastidores, e participar em todas as actividades previstas, será necessário adquirir um passe, com o custo acessível de 20 euros para o fim-de-semana completo, ou 15 euros para um único dia.

Quem possuir um clássico pode contactar o grupo de proprietários Porsches LKC ou o clube Sintra Classicos e, em caso de ainda existirem vagas, inscrever-se para participar no desfile de Domingo.

Tanto o passe diário como o passe para dois dias podem ser adquiridos no site da BOL.pt, ou fisicamente em qualquer balcão de venda da FNAC ou Worten em todo o país, até ao dia 29 de Novembro. Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, os bilhetes para o paddock estarão disponíveis apenas na bilheteira do circuito.

No Domingo, todas as corridas terão transmissão televisiva em directo nas redes sociais Facebook e Youtube da Race Ready. As duas corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade serão transmitidas em Portugal pela A Bola TV e em Espanha pela DAZN.

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube