Arquivos • 28 Set 2023
Arquivos • 26 Nov 2024
TVR Trident, um dos quatro protótipos produzidos
Em 1965 a TVR produziu quatro exemplares de um automóvel designado Trident, três deles na carroçaria Coupé e um descapotável. As carroçarias foram produzidas à mão em alumínio e aço na Carrozzeria Fissore, em Itália, com desenho de Trevor Fiore, que aproveitou as linhas de um anterior protótipo, o Lea Francis Francesa.
O motor que equipou os Trident era o mesmo do TVR Griffith, assim como o seu chassis, utilizando o V8 Ford 289, de 4,7 litros de cilindrada e um carburador Holley de quadruplo corpo, acoplado a uma caixa manual Borg-Warner T10 de quatro velocidades. O diferencial traseiro era um Salisbury Power-Lok 4HU.
A Carrozzeria Fissore apresentou um protótipo do Trident no Salão de Genebra de 1965 que, apesar de bem recebido pelo público, o mesmo não aconteceu com Jack Griffith, muito devido aos problemas financeiros da empresa. Um outro exemplar foi para os EUA, para iniciar a ronda de apresentações, que se iniciou no Salão de Nova Iorque de 1965.
No mesmo ano a TVR colapsou e outros dois exemplares, que já estavam a ser produzidos, foram colocados em stand by. Durante a liquidação da empresa, Bill Last, que era concessionário da marca, adquiriu os direitos de produção deste modelo e em 1966 fundou a Trident Cars, iniciando a produção do mesmo modelo, mas agora com a denominação Clipper, mantendo-se em produção até 1978.
Presente neste artigo está um desses quatro protótipos do TVR Trident e o único que foi produzido com o volante à direita. Este mesmo exemplar foi o que esteve em exposição no Salão de Genebra de 1965, o que o torna ainda mais especial.
Devido à situação atribulada da TVR, este exemplar terá sido desmontado, mantendo-se assim até 1972, altura em que foi adquirido, passando para as mãos do anterior proprietário, em 1986. No final dos anos 80 foi iniciado o merecido restauro, por Don Haldenby, mecânico de Stirling Moss, que trouxe de novo a sua glória tal como quando foi apresentado em Turim. A única alteração efectuada foi no que a suspensão diz respeito, pois não foram encontrados os componentes originais.
Em Novembro de 2022 mudou de mãos, tendo na altura alcançado o considerável valor de 76.500 libras, cerca de 87.700 euros, o que atesta a sua relevância histórica no seio da marca britânica, e não só.