Clássicos • 25 Jan 2020
Se há automóvel que merece o cada vez mais usual epíteto de icónico, é o Mini, não só no mundo dos clássicos, mas também em toda a indústria automóvel, pois foi um modelo revolucionário quando chegou ao mercado em 1959. Idealizado por Sir Alec Issigonis, que tinha como objectivo produzir um automóvel compacto, de tracção frontal e capaz de transportar uma família, viria a dar origem a um legado que representa um lugar de destaque no mundo a motor.
Por ser um automóvel tão popular, a sua produção durou até Outubro de 2000, já sob a égide da Rover, sobrevivendo assim à própria longevidade da British Motor Corporation e da British Leyland.
Como é apanágio neste tipo de modelos, as marcas lançam diversas edições limitadas e especiais, de forma a impulsionar as vendas e a renovar o interesse no modelo. Uma das edições especiais do Mini é a British Open Classic, lançada no mercado britânico em Junho de 1992 com base no Mini Mayfair.
Como equipamento especial, podemos contar com espelhos na cor da carroçaria, grelha e pára-choques cromados, extensões das cavas das rodas, emblemas da edição na lateral e traseira, jantes Minilight e o mais especial, tecto de abrir eléctrico em lona da Webasto. Todos os Mini desta versão especial foram pintados na icónica cor British Racing Green.
No interior podemos encontrar bancos na cor Stone Beige Countryman Tweed, volante em pele de cor creme, sistema de som stereo R552 e uma etiqueta nos bancos que indica “By Appointment to Her Majesty the Queen”.
Para o Reino Unido foram produzidas mil unidades; no entanto, outros países receberam também esta versão, ainda que com algumas alterações pontuais, como é o caso de Itália, Alemanha e França.
No artigo de hoje encontramos um Mini British Open Classic, adquirido novo em Maio de 1996 na cidade francesa de Salon-de-Provence, tendo ido para a garagem para de lá nunca mais, percorrendo apenas 24km durante estes 28 anos, estando por isso num estado igual a novo.
Foi vendido através de um leilão levado a cabo pela Aguttes em Paris no passado dia 22 de Abril, aquando do Tour Auto, por 32.664 euros.