Modernos • 16 Mai 2024
Adamastor apresenta o Furia, o primeiro Superdesportivo Português
Projectado, desde o primeiro dia, com o máximo desempenho aerodinâmico em mente, o Adamastor Furia, o primeiro supercarro português, promete definir novos padrões em termos de desempenho dinâmico no exclusivo segmento de veículos de elevada performance, não só em estrada, mas igualmente em ambiente de circuito.
O desenvolvimento do conceito aerodinâmico assumiu-se, assim, como a espinha dorsal do caderno de encargos do Furia, um elemento central a partir do qual a equipa especializada da Adamastor desenvolveu todos os outros. A carroçaria integralmente construída em fibra de carbono prescinde desta forma dos spoilers e ailerons habitualmente utilizados, os quais visam incrementar o downforce imprescindível no capítulo dinâmico.
A Adamastor desenvolveu assim uma solução que não só contribui para manter a beleza e pureza das linhas da carroçaria do Furia, mas também para conseguir gerar uma grande parte do downforce total, um elaborado fundo com efeito Venturi. O Adamastor Furia produz uma impressionante carga aerodinâmica de 1.900 kg a uma velocidade de 250 km/h. A Adamastor está neste momento a iniciar os testes em pista, mas todas as simulações realizadas em ambiente digital foram mais do que encorajadoras, com o Furia a superar, em termos de downforce, monolugares de Fórmula 2 e Fórmula 3 das temporadas de 2021, bem como modelos das categorias GT3 e LMP2.
O efeito Venturi
O chamado efeito Venturi ocorre quando um fluído, neste caso o ar, ao percorrer uma conduta como as que incorporam a construção do fundo do Fúria, sofre uma diminuição da sua pressão ao passar numa zona mais estreita, um efeito de sucção que se traduz num significativo incremento da velocidade do ar e, consequentemente, numa maior carga do automóvel sobre o asfalto. Este efeito foi demonstrado no final do século XVIII pelo físico italiano Giovanni Battista Venturi.
Considerando a sua aplicação na construção de um automóvel de elevada performance como o Adamastor Furia, esta é também uma solução que, aliada ao facto de se evitar a instalação de componentes como asas traseiras – o que faria aumentar o peso e complexidade – gera, em termos aerodinâmicos, bastante menos arrasto, algo que também influencia a velocidade máxima possível de atingir.
A inovadora suspensão de configuração decoupled – desenvolvida internamente pela Adamastor – cuja geometria é capaz de controlar os movimentos de roll e pitch da carroçaria do Furia de forma totalmente independente e reactiva – permite também maximizar os benefícios do fundo com efeito Venturi, permitindo controlar de forma consistente a altura livre ao solo, bem como potenciar o contacto dos pneus com o asfalto, o que se traduz em níveis de aderência superiores.
A Adamastor está a dar início à extensa e exigente fase de testes em pista do Furia, pelo que os benefícios e simulações do seu conceito aerodinâmico, em especial do efeito de Venturi gerado pelo design do fundo, serão em breve demonstrados no seu palco de eleição, não só nas estradas mais emocionantes do planeta, bem como, e principalmente, nos circuitos mundiais mais desafiantes e onde o Furia estabelecerá novas referências no capítulo dinâmico, procurando desta forma escrever o nome da Adamastor nas páginas da história do automóvel.
Modernos • 16 Mai 2024
Adamastor apresenta o Furia, o primeiro Superdesportivo Português
Modernos • 04 Out 2024
Modernos • 14 Nov 2023
Ricardo Quintas: “Estamos a colocar a Adamastor no expoente máximo da tecnologia automóvel”