Os novos Ford Sierra RS500 produzidos pela CNC Motorsport

Competição 19 Nov 2024

Os novos Ford Sierra RS500 produzidos pela CNC Motorsport

O Ford Sierra RS Cosworth era o modelo de alta performance da gama, construído para a homologação em Grupo A em colaboração com a Cosworth. Foi apresentado no Salão de Genebra em Março de 1985 e lançado somente em Julho de 1986. Está equipado com o motor Cosworth YBD de 2,0 litros de cilindrada com 16 válvulas, e que debita 204cv de potência.

Das 5.545 unidades produzidas, 500 foram levadas para a Aston Martin Tickford em Março de 1987, para serem convertidos no RS500. Produzidos somente com volante à direita e em três cores, esta versão era destinada à homologação de peças específicas para a competição. Lançado em Agosto de 1987, o RS500 tinha um turbo Garrett T04, um intercooler maior, uma parede dos cilindros mais espessa, dois injectores por cilindro Weber IW025, assim como uma segunda régua de injecção; no entanto, nas versões de estrada só estavam activos um injector em cada cilindro e uma régua de injecção, com os restantes, apesar de montados, inactivos. Além disso, teve muitos mais melhoramentos, como os sistemas de lubrificação, arrefecimento, admissão e na suspensão. Depois de todo este processo, o motor passou a debitar 227cv às 6.000rpm e 277Nm às 4.500rpm. Exteriormente, tem alterações muito subtis, somente com três emblemas a indicar a versão, assim como um pequeno lip na frente e no spoiler traseiro.

Esta era a versão escolhida pelas diversas equipas para competir nos campeonatos de turismo, entre eles o WTCC, DTM e BTCC. Dos vários exemplares utilizados nas provas do BTCC, os que se destacaram mais eram os preparados pela Andy Rouse Engineering, conduzidos pelo próprio.

Agora, a CNC Motorsport vai construir três unidades Continuation Series dos Ford Sierra RS500 que competiram no BTCC. O primeiro exemplar já está concluído e demorou dois anos a ser produzido, seguindo os mesmos processos da Andy Rouse Engineering. Dessa forma, o motor Cosworth YB construído por Harvey Gibbs está a produzir uma potência na ordem dos 580cv e encontra-se acoplado a uma caixa Getrag manual de cinco velocidades.

As carroçarias totalmente novas são produzidas pela 909 Motorsport, a mesma empresa que produzia as carroçarias para a Andy Rouse Engineering na época. Toda a montagem é assegurada por Alan Strachan, mecânico dos Sierra RS500 que competiram no BTCC. O próprio Andy Rouse é consultor do projecto, para assegurar todas as informações vitais para uma construção dos automóveis o mais autêntica possível, como é exemplo a rollcage, única nos automóveis construídos pela Andy Rouse Engineering.

Como afirmado acima, a primeira unidade já está pronta para entrega, sendo que a segunda já está em construção, havendo ainda a possibilidade de adquirir a terceira e última unidade. O valor pedido por estes verdadeiros “monstros” do asfalto não é conhecido.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube