Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II reforça colecção automóvel do Museu do Caramulo

Clássicos 18 Nov 2024

Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II reforça colecção automóvel do Museu do Caramulo

A colecção permanente de automóveis do Museu do Caramulo acaba de ser reforçada com um impressionante Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II, o especial de homologação da marca de Estugarda que transporta para a estrada o mais fiel espírito da competição.

Com um bloco de quatro cilindros em linha com 2.5l desenvolvido com a ajuda da Cosworth a declarar uma potência máxima de 235cv às 7200 rpm e 245Nm às 5000rpm, transmitida por uma caixa manual de cinco velocidades às rodas traseiras, o Mercedes-Benz 190E 2.5-16 Evolution II apresenta números que na actualidade, em verdade, podem não impressionar.

Não obstante, o seu desenho agressivo permite-nos compreender que se trata de um modelo com um propósito muito específico. De facto, o Evolution II veste a pele da última evolução do automóvel desenvolvido para superar o seu rival de sempre (o BMW M3 E30) no Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM) – o campeonato alemão de turismos. Cumprindo o propósito da função sobre a forma, a pronunciada asa traseira e o splitter dianteiro (ambos ajustáveis), bem como o spoiler traseiro, fazem o automóvel plantar-se na estrada com uma resistência aerodinâmica a apresentar um Cx de meros 0.29.

Foram produzidas 502 unidades no total, sendo a número 351 aquela que pode já ser vista em exposição de terça-feira a Domingo no Museu do Caramulo.

Fotografias: Daniel Peres

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube