Protótipo do Dia: Ford Probe I

Clássicos 08 Nov 2024

Protótipo do Dia: Ford Probe I

Por Tiago Nova

O Ford Probe foi um coupé produzido pela marca americana entre 1988 e 1997 em duas gerações, resultando de uma parceria com a Mazda, com a plataforma a ter origem no MX-6 da marca nipónica. Na Europa, o Probe serviu como substituto do Capri, e nos EUA chegou a estar equacionada a hipótese de ser este modelo a assumir a quarta geração do Mustang; porém, por ter tracção à frente, esta opção acabou por ser descartada.

Antes do modelo chegar ao mercado, a Ford já tinha produzido vários protótipos futuristas em colaboração com a Ghia que designara precisamente de Probe, sendo que o primeiro foi construído em 1979 e apresentado no Salão de Frankfurt do mesmo ano.

Este Probe I tinha o desenho em cunha e incorporava vários elementos para diminuir o coeficiente aerodinâmico, como faróis escamoteáveis, jantes de disco totalmente fechadas e rodas traseiras cobertas, conseguindo um coeficiente de 0.25. Além da ênfase na aerodinâmica, o Probe I também serviu para testar vários elementos digitais, principalmente no painel de instrumentos.

O Ford Probe I serviu de laboratório de testes aerodinâmicos intensivos, tendo sido salvo do desmantelamento. Foi inclusivamente recondicionado, mudou de cor e, em 2002, a Scott Grundfor Co. adquiriu-o à própria marca, para o juntar à sua colecção de protótipos.

Este protótipo era totalmente funcional, e estava equipado com o motor de quatro cilindros em linha turbo de 2,3L de cilindrada e 170cv de potência.

Foi convidado para a exibição de modelos com desenho em cunha do Monterey Car Week, que ocorreu no passado mês de Agosto. Até aí parecia tudo bem, com este exemplar a sair da colecção para ser mostrado ao mundo. Porém… o pior aconteceu ao regressar a “casa”, quando o reboque que o transportava pegou fogo e destruiu por completo este automóvel único.

A Scott Grundfor Co. não baixa os braços e admitiu que irá fazer o esforço necessário para recuperar o Probe I e trazê-lo de volta à glória que conseguiu preservar durante 45 anos. Até lá resta-nos vislumbrar as fotos do automóvel no seu auge.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube