Competição • 04 Nov 2024
Carrera Los 80 alimentou o sucesso do Algarve Classic Festival
Diogo Cavaco e Paulo Lima dividiram as vitórias na Carrera Los 80 durante o fim-de-semana do Algarve Classic Festival, no Autódromo Internacional do Algarve.
No regresso ao evento algarvio, o pelotão da Carrera Los 80, a competição ibérica promovida pela Race Ready, juntou forças novamente com as competições da ANPAC, como já tinha acontecido no Jerez Classic, partilhando a grelha de partida com os pelotões do Campeonato de Portugal de Clássicos de Velocidade e do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300.
Na primeira corrida, Diogo Cavaco surpreendeu ao vencer a prova disputada em pista molhada, após um aguaceiro que caiu sobre o circuito minutos antes do início da prova. Ao volante de um BMW E36, equipado com um motor de 2500cc, Diogo Cavaco não só foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, como também venceu a classe GT Copa.
Nas posições seguintes, numa dobradinha na classe T-MAX, terminaram os dois espectaculares BMW 635 CSI da equipa Mr Wheeler Motorsport, com Pedro Oliveira a ver a bandeira de xadrez seis segundos antes de Miguel Garcia. O pódio da classe foi completado pelo BMW E30 M3 de Paulo Lima.
No Domingo, com a meteorologia a cooperar e a pista seca, disputou-se a segunda corrida de vinte e cinco minutos. Desta vez, Paulo Lima impôs o seu BMW E30 M3 de forma dominante, como já havia feito na última prova da Carrera Los 80 realizada em Jarama, somando mais uma vitória na classe T-MAX.
Os dois BMW 635 CSI da equipa Mr Wheeler Motorsport completaram o pódio da classe, na mesma ordem da corrida anterior de Sábado. Jean Marc Finot e Carlos Tavares, ao volante de um BMW E30 325i de Grupo A, ficaram em quarto lugar, repetindo a classificação da primeira corrida.
O estreante francês Xavier Chereau venceu ambas as corridas na classe Gr1/N com o BMW 325i inscrito e preparado pela RodaClássica, enquanto Diogo Cavaco abandonou à quinta volta. Menos sorte tiveram os entusiastas Jean-Philippe Imparato e François Wales, em BMW E30 M3, que acabaram por não se classificar em nenhuma das corridas.
A Carrera Los 80 regressa ao seu formato original e a “solo” no final do mês de Novembro. Integrada no programa da segunda edição do Estoril Endurance Festival, contará com duas corridas de 40 minutos, nas quais se espera uma grelha de partida repleta de automóveis que marcaram presença nas pistas nas décadas de 80 e 90.
Para Diogo Ferrão, CEO da Race Ready, “há muita vontade de dinamizar esta competição ibérica e temos recebido inúmeras expressões de interesse de pilotos que querem juntar-se a nós. O facto de voltarmos dentro de quatro semanas ao Autódromo do Estoril no formato original vai proporcionar aos nossos pilotos mais tempo e qualidade de pista. Ao mesmo tempo, esta será uma grande oportunidade para começar a preparar a temporada de 2025.”
O Estoril Endurance Festival disputa-se de 29 de Novembro a 1 de Dezembro e será a grande festa de final de temporada da velocidade nacional.