O Chevrolet K5 Blazer que pertenceu a Steve McQueen

Clássicos 01 Nov 2024

O Chevrolet K5 Blazer que pertenceu a Steve McQueen

O Chevrolet K5 Blazer foi lançado em 1969 como o mais pequeno SUV da General Motors, com base nas pickups Chevrolet C/K e destinado a competir com o International Scout e o Ford Bronco. Este modelo esteve em produção até 1995, quando foi substituído pelo Chevrolet Tahoe. Até 1975, todos os Blazer eram totalmente descapotáveis, contando com hardtop ou com capota de lona.

A primeira geração foi produzida até 1972 e estava disponível com quatro motores a gasolina, dois de seis cilindros em linha e dois V8, os primeiros de 4,1 e 4,6L e os segundos de 5,0 e 5,7L de cilindrada. Estes motores poderiam estar equipados com três caixas de velocidades: a automática de três relação Turbo-Hydramatic TH350, uma caixa manual de três velocidades ou a manual de quatro velocidades SM465, que enviavam a potência para as rodas traseiras ou para as quatro rodas, sendo que nesta última versão estavam disponíveis duas caixas de transferências – a Dana 20 apenas para a caixa manual ou a NP-205 que poderia estar equipada em qualquer caixa.

O actor Steve McQueen era conhecido pelo seu gosto especial pelos mais diversos veículos de duas e quatro rodas, e além dos seus mais famosos automóveis, também foi o primeiro proprietário deste Chevrolet K5 Blazer de 1970 sobre o qual nos debruçamos no presente artigo, através da sua empresa Solar Productions, com o objectivo de ser o veículo de suporte para a sua equipa que ia competir no Baja 1000.

McQueen encomendou o K5 Blazer na versão CST (a mais luxuosa, que significa Custom Sport Truck), vindo de série com ar condicionado e pintado na cor Citrus Green. Está equipado com o motor V8 350 de 5,7L de cilindrada acoplado à caixa automática TH350.

Efectuou ainda algumas alterações ao seu Blazer de modo a ser mais capaz, como diferenciais autoblocantes na frente e traseira Positraction, além das tampas do motor Edelbrock e da grelha da frente do GMC Jimny, com quatro faróis.

Após ser utilizado segundo o propósito para o qual foi adquirido, McQueen vendeu este Blazer em 1971, juntamente com outros três automóveis. Foi adquirido por Bob Bianchi, que o utilizou para viagens em família, sem saber que tinha feito parte da equipa de Steve McQueen, permanecendo na família de Bob até 2022.

No passado dia 17 de Maio foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela Mecum em Indianapolis, sendo vendido por 77 mil dólares, cerca de 71 mil euros.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube