London to Brighton Veteran Car Run vai este Domingo para a estrada

Eventos 01 Nov 2024

London to Brighton Veteran Car Run vai este Domingo para a estrada

Antes do amanhecer de Domingo, 3 de Novembro, o Hyde Park de Londres vai encher-se de imagens, sons e cheiros dos primórdios do automobilismo, enquanto 400 intrépidos condutores se preparam com as suas máquinas pioneiras para a RM Sotheby’s London to Brighton Veteran Car Run. Depois, quando o sol nascer, às 7h00, todos os participantes partirão para a histórica viagem de 60 milhas até à costa de Sussex.

Esta partida segue-se ao rasgar simbólico da bandeira vermelha. Este ano, o ritual há muito estabelecido – que deu início à liberdade automóvel na era vitoriana – prestará homenagem ao 120º aniversário do Ladies’ Automobile Club, com algumas das 50 condutoras participantes a fazerem as honras cerimoniais.

O Royal Automobile Club, organizador da venerada Veteran Car Run desde 1930, foi um grande apoiante do Ladies’ Automobile Club, que foi fundado no início do século XX por um conjunto de mulheres proeminentes da sociedade com um interesse comum no automobilismo.

Estas mulheres pioneiras organizaram o seu primeiro evento de automobilismo precisamente há 120 anos, em 1904. Mais de 50 veículos reuniram-se no Athenaeum Club, em Waterloo Place, antes de seguirem por Pall Mall, The Mall e Palácio de Buckingham até ao Ranelagh Club, em Barn Elms, para o chá da tarde.

Na década de 1920, cada vez mais mulheres eram admitidas em mais clubes de automobilismo e o Ladies’ Automobile Club acabou por ser absorvido pelo Royal Automobile Club. No entanto, nessa altura, já tinha causado uma impressão significativa ao reconhecer pela primeira vez as mulheres como automobilistas por direito próprio. Este importante feito será amplamente louvado na Veteran Car Run deste ano.

Outro marco importante que será homenageado em 2024 é o 125º aniversário da FIAT. Para assinalar a ocasião, um dos maiores marcos dos primeiros tempos do desporto automóvel – o poderoso FIAT 130HP – será uma das principais atracções deste ano na estrada para Brighton.

O grande colosso vermelho, movido a correntes, encontra-se a fazer a sua primeira aparição no Reino Unido após um meticuloso restauro de três anos no mundialmente famoso Museo Nazionale dell’Automobile em Turim. Alimentado por um monstruoso motor de quatro cilindros de 16,2 litros, será a máquina mais potente que alguma vez participou no evento.

Originalmente criado como um dos três automóveis de corrida da equipa “Corsa” em 1904, o FIAT 130HP atingiu o seu auge em 1907, quando o seu piloto Felice Nazzaro venceu as três corridas de estrada mais prestigiadas da Europa. Primeiro, venceu a lendária Targa Florio na Sicília; depois, a Kaiserpries na tortuosa pista de 73 milhas (117 quilómetros) da montanha Taunus, na Alemanha. E, finalmente, o mais importante, o Grande Prémio de França em Dieppe, onde a FIAT causou uma sensação sísmica ao derrotar os franceses, até então dominantes, no seu próprio território.

Enquanto o FIAT estará na pole position entre os primeiros participantes, como tem sido habitual nos últimos anos, um pequeno grupo de bicicletas veteranas – incluindo as vistosas penny-farthings – e motociclos serão os primeiros a partir.

Atrás deles, o evocativo grupo de veículos de três e quatro rodas dirigir-se-á para sul através do Wellington Arch. A maioria dos pioneiros anteriores a 1905 são movidos a gasolina, mas incluem alguns movidos a vapor e até alguns veículos eléctricos muito antigos.

Além disso, com os olhos postos no futuro, cada vez mais veteranos utilizam combustíveis sustentáveis. De facto, todos os quatro veteranos inscritos pelo Royal Automobile Club estarão a funcionar com um combustível fornecido pela SUSTAIN.

Algumas das mais de 100 marcas representadas, como a Chevrolet, a Ford, a Peugeot, a Mercedes e a Renault – que também celebra o seu 125º aniversário em 2024 – serão familiares aos automobilistas de hoje. Porém, há também em presença muitas marcas há muito esquecidas: Mors, Berliet, De Dion Bouton, Napier, Lambert e Gladiator, para citar apenas algumas.

O automóvel mais antigo na fila do Hyde Park – e, portanto, um dos primeiros a sair – é um corajoso Benz monocilíndrico que data de 1894. Foi inscrito por Hermann Layher, da Alemanha, e é um dos mais de 70 automóveis inscritos este ano provenientes do estrangeiro para participar nesta ocasião mundialmente famosa. Alguns vêm de lugares tão distantes como a Austrália, Hong Kong e os Estados Unidos.

Do Hyde Park, o ponto de partida tradicional desde 1936, os veteranos descem a Constitution Hill, passando pelo Palácio de Buckingham e pelo The Mall – estradas utilizadas há 120 anos pelos participantes no evento inaugural do Ladies’ Automobile Club – antes de o percurso se dividir. Alguns passam por baixo do Admiralty Arch e entram em Trafalgar Square, virando depois à direita em Whitehall, contornando o Cenotaph, em direcção à Parliament Square. Outros seguem para a Parliament Square pela Horse Guards Road.

Após a fusão das duas rotas, os veteranos passam pelo Big Ben e pelas Casas do Parlamento – onde, há 128 anos, foi aprovada a Lei das Locomotivas na Estrada. Esta lei aumentou o limite de velocidade das “locomotivas ligeiras” de 4 milhas por hora (6,4 km/h) para 14 milhas por hora (22,5 km/h), e aboliu a necessidade de os veículos serem precedidos por um homem com uma bandeira vermelha.

A publicação da lei foi celebrada com a primeira Emancipation Run (corrida da emancipação), em que 30 automóveis viajaram de Londres a Brighton. A corrida realizou-se em 14 de Novembro de 1896, no próprio dia em que a lei entrou em vigor, e é essa escapadela original de capital a costa que a prova homenageia até hoje.

Depois de atravessar a Ponte de Westminster, o percurso divide-se em dois, com metade a seguir a direcção tradicional da A23, passando por Kennington, Brixton e Streatham. A outra metade percorre o Albert Embankment antes de atravessar Clapham Common e passar por Tooting e Mitcham.

As duas rotas voltam a fundir-se na A236 a norte de Croydon, com todos os veículos reunidos enquanto se dirigem para sul através de Surrey e em direcção a Crawley para a paragem oficial a meio do percurso no The Hawth Theatre.

Embora o público não tenha acesso à paragem Pit Stop apoiada pela CARS em The Hawth, haverá amplas oportunidades para os espectadores em Crawley se aproximarem dos automóveis veteranos ao longo do Boulevard da cidade. Após um merecido descanso, as equipas e os veículos seguirão pela cénica região de South Downs em direcção à meta em Madeira Drive, em Brighton. Espera-se que os primeiros veículos cheguem pouco depois das 10h, e os seus ocupantes serão brindados com um merecido toddy quente, cortesia do whisky de malte Aberfeldy. Para garantir a cobiçada medalha de finalista, os participantes deverão alcançar a orla marítima antes do crepúsculo, marcado para as 16h30.

Não há prémios especiais para quem chega primeiro a Brighton, pois a prova não é uma competição.

“A mágica London to Brighton Veteran Car Run, apoiada pela RM Sotheby’s, é uma autêntica tradição britânica”, afirmou Duncan Wiltshire, Presidente do Royal Automobile Club. “Agora no seu 128.º ano, trata-se de uma mostra extraordinária, celebrando a introdução do transporte motorizado e os prazeres e liberdades que essa nova tecnologia trouxe.”

“Este ano assinala o 120.º aniversário do Ladies’ Automobile Club, bem como o 125.º aniversário de duas das mais famosas marcas automóveis do mundo, a FIAT e a Renault. Estamos encantados por poder celebrar estes marcos tão significativos em 2024. No entanto, gostaria sobretudo de agradecer a todos os nossos participantes, parceiros e voluntários. O apoio entusiasta que nos dão torna esta ocasião única não só possível, mas também uma experiência extraordinária para todos os envolvidos.”

“A RM Sotheby’s sente-se profundamente orgulhosa por ser a parceira titular da London to Brighton Veteran Car Run, partilhando a alegria incontida que traz aos participantes e aos milhares de espectadores que se alinham ao longo do percurso”, comentou Malcolm Barber, Consultor Sénior da RM Sotheby’s.

A prova é apenas um dos elementos da London Motor Week, organizada pelo Royal Automobile Club – uma celebração de sete dias em honra do automóvel, que inclui as Palestras de Motorização, o 11.º aniversário do Motoring Book of the Year Awards e a Exposição Art of Motoring, que terá lugar na Iconic Images Gallery, a poucos passos de Pall Mall. Mais informações estão disponíveis no site e nas redes sociais do Club, e em www.theartofmotoring.co.uk.

Outros dois destaques são ainda o prestigiado Leilão de Londres da RM Sotheby’s e o emocionante novo evento gratuito St James’s Spectacle, ambos a decorrer na véspera da prova, no Sábado, 2 de Novembro. O primeiro realiza-se no luxuoso hotel The Peninsula London, em Grosvenor Place, e o segundo mesmo em frente ao histórico Clubhouse do Royal Automobile Club, em Pall Mall, encerrado ao trânsito durante a duração do evento.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube