Competição • 01 Jan 2024
Há nomes que perduram e perdurarão no lugar da memória com uma força e presença que suplanta qualquer estatística que tenham alcançado. ‘Apenas’ com um campeonato do mundo de ralis conquistado, Colin McRae é por muitos de nós visto como um dos exemplos maiores de determinação e saudável agressividade ao volante, desde os tempos do Subaru azul com jantes douradas ao Focus com as imortais cores da Martini.
Se há momento que encapsula toda a sua energia, é precisamente este: depois de um início de pedal a fundo (como não poderia deixar de ser), McRae foi aguentando os ataques de Marcus Grönholm e do seu Peugeot até dar umas cambalhotas involuntárias junto a uma ponte. A partir daí, encetou uma recuperação brilhante, até voltar a capotar.
No meio de tudo isto, o Ford Focus WRC ia mostrando uma capacidade de resistência inesgotável, largando painéis aqui e ali, mas sempre a rolar.
Afinal, mais uma vez McRae mostrava que If in doubt… flat out!, mesmo que para isso fosse preciso um empurrão extra. Ao pontapé.
Ah! No final, o que restava do Focus terminou em 6º lugar do rali. Nada mau, para as voltas e reviravoltas de uma prova que ficou para a história.