Está à venda o Austin Cooper S que pertenceu ao próprio John Cooper

Clássicos 15 Out 2024

Está à venda o Austin Cooper S que pertenceu ao próprio John Cooper

O Mini é um automóvel icónico não só do mundo dos clássicos, mas também para toda a indústria automóvel, pois foi um modelo revolucionário quando chegou ao mercado em 1959. Foi idealizado por Sir Alec Issigonis, que tinha como objectivo produzir um automóvel compacto, de tracção frontal e capaz de transportar uma família.

Devido às suas capacidades desportivas, baixo peso e baixo centro de gravidade, um amigo de Issigonis de nome John Cooper viu no modelo uma boa base para uma versão mais apimentada para a competição, nascendo assim o Mini Cooper em 1961. O motor de 848cc foi alargado para 997cc e a potência subiu dos 34 para os 55cv sendo, em 1964, o motor de 997cc substituído pelo de 998cc.

Em 1963, aparece a versão mais apimentada, o Mini Cooper S, equipado com o motor de 1.071cc e 70cv, com várias alterações e reforços para competição, como uma cambota em aço de alta resistência, molas das válvulas mais fortes e martelos forjados. Além do motor, os travões de disco foram melhorados, com um maior servofreio, e a suspensão também foi aperfeiçoada.

O Mini Cooper S é um verdadeiro “especial de homologação”, em relação ao qual era necessário produzir 2.500 unidades; no entanto, devido à grande popularidade, até Agosto de 1964 foram produzidos 4.030 exemplares desta versão. Posteriormente, John Cooper produziu o Cooper S disponível com dois motores, o de 970cc para competir nas categorias abaixo do 1.000cc e o 1.275cc para as categorias abaixo dos 1.300cc, tendo este último 75cv. A partir de 1966 os Cooper S passaram a estar equipados com dois tanques de combustível.

No artigo de hoje encontramos um Austin Mini Cooper S ainda mais especial, pois pertenceu ao próprio John Cooper e foi mantido na família Cooper durante vários anos. Produzido em 1965 – ou seja, pertence ainda à primeira geração do Mini -, este exemplar foi pintado na cor Almond Green com tejadilho em Old English White, estando equipado com o motor de 1275cc.

Além da sua proveniência, este Mini Cooper S foi ainda utilizado pelas fabricantes de miniaturas Vanguard e Corgi para reproduzir réplicas à escala, incluindo a sua matrícula LWY 733D.

Há cinco anos foi submetido a um profundo restauro pela JD Classics, estando agora num estado igual ou melhor que novo, percorrendo desde então apenas 250 milhas, cerca de 400km. Encontra-se à venda, também na JD Classics, por 120 mil libras, cerca de 143 mil euros.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube