O Honda NSX construído para competir na ADAC GT Cup

Clássicos 14 Out 2024

O Honda NSX construído para competir na ADAC GT Cup

O Honda NSX é o supercarro da marca nipónica, com a primeira geração produzida entre 1990 e 2005, contando com a actualização do modelo em 2002, na qual perdeu os faróis escamoteáveis. Nos EUA o NSX foi vendido através da marca de luxo da Honda, a Acura, daí o modelo ser conhecido em território norte-americano como Acura NSX. O objectivo deste modelo era superiorizar-se em relação ao Ferrari 348, com Ayrton Senna a ter um papel fundamental no estágio final do desenvolvimento do NSX.

O primeiro automóvel da indústria equipado com um chassis semi-monocoque totalmente construído em alumínio foi precisamente o NSX. Inicialmente equipado com o motor V6 C30A de 3.0 litros de cilindrada e 274cv, recebeu em 1997 o motor C32A de 3.2 litros, subindo a potência para os 294cv.

Em 1993 a Honda Germany Factory Team encomendou à preparadora Seikel Motorsport a produção de três unidades para competir no ADAC GT Cup. A Seikel Motorsport adquiriu então três NSX completamente novos para a produção dos exemplares de competição.

Estes automóveis receberam uma rollcage Matter, assim como tudo o que era necessário para competir, incluindo jantes BBS douradas e travagem da Brembo. A potência do motor subia para os 325cv e tinha menos 70kg de peso, redução essa imposta pelo regulamento da ADAC.

Presente neste artigo está o primeiro NSX preparado pela Seikel Motorsport, que se distingue dos restantes por estar pintado num tom de encarnado mais vivo, enquanto que os outros dois foram pintados num tom mais escuro.

Este NSX começou a temporada de 1993 pilotado por Armin Hahne, vencedor de duas edições das 24h de Spa, terminando a corrida de AVUS no pódio, e vencendo a seguinte em Zolder. Após mais uma corrida, este NSX foi utilizado apenas como automóvel de reserva.

Nos anos seguintes, permaneceu na Honda até ser vendido a um concessionário da marca em Düsseldorf, que o utilizou apenas como automóvel de exposição. Quando o proprietário do estabelecimento faleceu, este NSX foi vendido a um piloto amador que o utilizou em apenas dois track days.

Para todos os interessados, actualmente este NSX encontra-se à venda por 250 mil euros na Motikon, situada em Uppsala, na Suécia.

Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube