Clássicos • 30 Ago 2021
Aston Martin DB5 de James Bond roubado há 25 anos pode ter sido encontrado
A Aston Martin Trust pede a ajuda de todos os entusiastas do mundo automóvel para encontrar o seu primeiro automóvel construído no Verão de 1914. Na época era um pleno rival dos Bugatti, com a empresa designada ainda por Bamford & Martin Ltd.
Apesar do começo da Primeira Guerra Mundial em Julho de 1914, Lionel Martin conseguiu registar o automóvel como Aston Martin a 16 de Março de 1915. O começo do conflito fez também com que o desenvolvimento do automóvel fosse interrompido.
Utilizado para uso da empresa, foi alcunhado de Coal Scuttle – em português “balde de carvão” -, sendo-lhe atribuído o número de chassis A1, ficando posteriormente reconhecido também como modelo A1. Logo que a paz foi reposta, o Aston Martin competiu no London to Edinburgh Trial, trazendo a medalha de ouro com ele.
Na foto que acompanha este artigo é possível ver Kate Martin, esposa do fundador da Aston Martin, e o mecânico Jack Addis.
1924 foi o último ano em que foi visto, ou seja, há precisamente cem anos, momento em que foi vendido por 50 libras. Hoje não se sabe nada do seu paradeiro, especulando-se se foi desmantelado ou até utilizado para construir outro automóvel.
A Aston Martin anseia agora por encontrar o automóvel ou peças deste, apelando à ajuda de todos os entusiastas para que esta missão chegue a bom porto.
Clássicos • 30 Ago 2021
Aston Martin DB5 de James Bond roubado há 25 anos pode ter sido encontrado
Clássicos • 03 Jan 2022
Clássicos • 15 Abr 2023
Colecção de 230 automóveis descoberta nos Países Baixos vai a leilão