Este é o único Crosley Almquist Sabre produzido

Clássicos 01 Out 2024

Este é o único Crosley Almquist Sabre produzido

A Crosley foi uma pequena empresa americana de produção de automóveis pequenos e baratos, fundada em 1939 por Powell Crosley Jr.. Tinha uma vasta gama de modelos disponíveis, desde berlinas, carrinhas, pequenos jipes, pickups, descapotáveis e até automóveis desportivos. Infelizmente, apesar das suas inovações, sempre foi uma empresa independente e não conseguiu resistir, tendo desaparecido em Julho de 1952.


O automóvel presente neste artigo é único, pois com base num chassis Crosley de 1952 foi montada uma carroçaria produzida em fibra de vidro da Almquist Engineering com o motor V8 Ford Flathead, nascendo assim um pequeno automóvel de competição, leve e potente.


O motor está equipado com pistões de competição Edelbrock em alumínio, árvore de cames Clay Smith M3, martelos Johnson, cabeças do motor Offenhauser, três carburadores Stromberg, ignição electrónica Mallory e um colector de admissão Ken Austin 3×2. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades, extraída de um Ford Mustang Cobra II, que envia a potência para as rodas traseiras. Além disso está equipado com travões de disco na frente.


A sua construção terminou em 1957 e competiu em diversas provas nos EUA, mais especificamente em circuitos ovais em Ohio, até ser exportado para o Reino Unido.


No passado dia 14 de Abril foi levado a leilão, através de um evento organizado pela Bonhams aquando do Goodwood Members Meeting, sendo vendido por 12.650 libras, cerca de 15 mil euros.


Classificados

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagramYoutube