Modernos • 29 Mai 2012
BMW Coupé Zagato, requinte e eficiência numa colaboração ancestral
A Carrozzeria Touring Superleggera foi fundada em Milão, Itália, em 1926, por Felice Bianchi Anderloni e Gaetano Ponzoni, ficando famosa na história automóvel por aplicar a sua tecnologia Superleggera nas carroçarias produzidas pela empresa. A produção de automóveis terminou em 1966, e só apenas em 2016 renasceu, através da compra por uma nova empresa, agora com várias valências no mundo automóvel.
Nos últimos anos, a Touring Superleggera tem apresentado alguns trabalhos inspirados no passado, sendo o mais recente o modelo Veloce12, revelado no The Quail que ocorreu durante o Monterey Car Week no passado mês de Agosto.
O Veloce12 tem por base o Ferrari 550 Maranello, sendo o pináculo do automóvel desportivo analógico. Toda a carroçaria é produzida em fibra de carbono, mantendo o design inspirado no modelo que lhe serve de base, mas com aperfeiçoamentos do Século XXI.
A locomover o Veloce12 encontramos o motor V12 Ferrari Tipo F133 com uma cilindrada de 5,5L, com algumas alterações, como o sistema de escape Supersprint e melhorias na refrigeração do motor, elevando assim a potência para os 503 cavalos. A travagem foi também melhorada, com pinças de seis êmbolos e discos de 380mm na frente e pinças de quatro êmbolos e discos de 380mm na traseira, sendo todo o material oriundo da Brembo. A suspensão ajustável foi desenvolvida em conjunto com a TracTive.
A Touring Superleggera indica que irá produzir apenas 30 exemplares do Veloce12 com um preço a começar nos 690 mil euros, sem contar com o veículo dador.
Modernos • 29 Mai 2012
BMW Coupé Zagato, requinte e eficiência numa colaboração ancestral
Modernos • 18 Abr 2019
O primeiro Aston Martin eléctrico vai para a garagem de 155 clientes
Modernos • 21 Mai 2024
Midsummer, a celebração intemporal da Morgan e da Pininfarina