Arquivos • 02 Mai 2024
Arquivos • 25 Set 2024
Como poderia ter sido o Ford GT40
O Ford GT40 é o automóvel desportivo mais famoso da Ford, mas o seu design podia ter sido algo diferente daquele que conhecemos hoje. Foi revelado no perfil da Ford Performances no Twitter o conceito inicial do Ford GT40 que foi originalmente desenhado em Junho de 1963.
À primeira vista, existem bastantes semelhanças entre estes rascunhos e o primeiro chassis, o GT 101, apresentado em Abril de 1964. Detalhes como os respiradouros no capot não aparecem no conceito original, no entanto tinha os faróis escamoteáveis que davam um toque interessante ao automóvel, mas a aerodinâmica estava no ponto e as entradas de ar laterais foram aproveitadas para o modelo que conhecemos hoje.
É impossível não reparar em como este design revela algumas semelhanças com um dos conceitos mais radicais da casa de Maranello, o Ferrari 512S Modulo, e ainda as parecenças com alguns aspectos do Testarossa.
Apesar de os rascunhos não terem sido usados para o Ford GT40, serviram mais tarde para a inspiração do design da primeira geração do Mustang.
Antes do lançamento de um dos muscle cars mais famosos do mundo em Abril de 1964, uma equipa criada por Lee Iacocca e liderada pelo designer Eugene Bordinat introduziu um conceito open-top de dois lugares no Grande Prémio dos Estados Unidos em Outubro de 1962 denominado de Mustang I. Este modelo foi inspirado nas aeronaves North American P-51 “Mustang” e o conceito foi feito com custos baixos e peso reduzido.
Foram construídos dois exemplares do Mustang I em Agosto de 1962, um deles apenas para exposição e o outro completamente funcional. No mês de Outubro desse mesmo ano, o Mustang I foi posto à prova pelo piloto Dan Gurney no circuito Watkin’s Glen, no Grande Prémio dos Estados Unidos. A resposta da Ford à Corvette não teve muito sucesso com o público americano, e pouco tempo depois a equipa de Bordinat focou-se na criação do design do “Mustang II”.